Votar em Rita Serrano é fortalecer a Caixa Pública

Sindicato defende nome da atual Conselheira para eleição do CA da Caixa, que ocorre de 14 a 17 de fevereiro

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região reafirma seu apoio à reeleição de Rita Serrano para representar os empregados no Conselho de Administração (CA) da Caixa. A diretoria do SindBancários defende a atuação e o compromisso de Rita na luta em defesa da Caixa Pública, especialmente na atual conjuntura política, em que o ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, tem investido fortemente no desmonte da Caixa Pública e na privatização de todo patrimônio público nacional.

“Eleger Rita é eleger quem de fato representa a manutenção da Caixa pública e fortalecida nas suas políticas de desenvolvimento do país, com diversos programas sociais e de habitação”, afirma o diretor de Comunicação do SindBancários, Gilnei Nunes.

Segundo o presidente do Sindicato, Luciano Fetzner, “praticamente todos os trabalhadores da Caixa reconhecem as duas excelentes gestões da companheira Rita no Conselho de Administração. Mas esse reconhecimento precisa se converter em votos, para que nesse momento delicado de nossa história, ela seja mais uma vez legitimada para atuar em defesa da Caixa e de seus empregados no CA, que é a principal instância de decisão do banco”. Luciano reitera que é necessária a participação de todos e todas nesta eleição.

Para o diretor financeiro do SindBancários, Tiago Vasconcellos, eleger Maria Rita Serrano significa fortalecer a luta contra o desmonte, o entreguismo e o sucateamento da CEF. “Votar 0007 e reeleger a Maria Rita Serrano é ter a certeza de que as(os) empregadas(os) estarão bem representadas(os) no Conselho de Administração da Caixa. Sua candidatura tem o apoio do SindBancários, assim como do conjunto das entidades sindicais e associativas de todo país. Ela nos representa e continuará representando, com muita capacidade e firmeza, na defesa da CAIXA 100% Pública”, declara.

A eleição ocorre de 14 a 17 de fevereiro e podem participar todos os empregados ativos com contrato de trabalho não encerrado, não extinto e não suspenso. O Conselho de Administração é composto por oito membros – apenas um representa os trabalhadores, o que torna a eleição uma conquista de extrema importância. Por isso, a participação dos empregados e empregadas na votação é fundamental para manter esse direito.

Quem é Rita Serrano?

Empregada da Caixa desde 1989, fez carreira ocupando várias funções. Eleita para o Conselho de Administração (CA) em 2017, foi reeleita em 2019 no primeiro turno em votação recorde com 82% dos votos válidos, depois de concorrer com mais de 200 candidatos.

Mestra em Administração, graduada em História e Estudos Sociais, tem especialização em Governança Corporativa para conselheiros. É a única representante dos trabalhadores no CA, por muito tempo foi a única mulher, e tem voz destoante da maioria dos conselheiros, principalmente, em assuntos que versam sobre retirada de direitos dos empregados e ameaças à Caixa Pública.

Tem longa trajetória no movimento sindical e social, foi a primeira mulher a presidir o Sindicato dos Bancários do ABC, entre 2006 e 2012. Coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que lançou a campanha “Se é Público é para Todos”, no Brasil e em encontros internacionais de bancários. É conselheira fiscal da Fenae.

Autora de livros e artigos, entre eles: “Caixa, banco dos brasileiros”, 2018; coautora de “Se é Público é para Todos”, 2018; “A era Digital e o Trabalho Bancário” e o “Futuro é Público”, de 2020.

Veja quando e como votar

QUANDO

Das 8h do dia 14 de fevereiro até as 19h do dia 17 de fevereiro (horário de Brasília).

Caso ninguém obtenha 50% + 1 dos votos, haverá segundo turno de 15 a 18 de março.

COMO

• Acesse a intranet do banco com sua matrícula e senha;
  • Em seguida, acesse o link eleicaoca.caixa;
  • Para votar na Maria Rita Serrano, digite 0007.

QUEM PODE VOTAR

Todos os empregados ativos com contrato de trabalho não encerrado, não extinto e não suspenso.

Texto de Amanda Zulke