Visibilidade negra ocupa Porto Alegre

Texto: Moah Sousa

Se você sonha em ser o bancário ou a bancária do tempo pode anunciar que o outono já chegou e as luzes da visibilidade negra e da luta contra o racismo banham a capital gaúcha.

“Desde de segunda-feira, os diretores do SindBancários e colegas da base, estão percorrendo as agências e departamentos distribuindo os materiais de divulgação das atividades programadas para o mês de novembro”, informa Sandro Rodrigues, diretor da pasta Diversidade e Racismo do Sindicato.

Ele valoriza a Iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) pela escolha do SindBancários de Porto Alegre e Região como sede da sétima edição do Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro. “É da nossa responsabilidade organizar um evento desta envergadura política e social”, acentua Sandro.

Os eventos serão realizados na histórica ladeira da resistência, Rua General Câmara, 424, a sede do Sindicato. Para participar do Fórum, clique aqui e faça a sua inscrição.

Confira e anote na agenda as atividades programadas:

10 de novembro

9h – Credenciamento
9h30 – Abertura

Histórico das relações de trabalho e raciais no Brasil e suas consequências na vida da população negra
10h10 – Mário Theodoro
Doutor em Economia pela Université Paris 1 – Sorbone. Professor e autor do livro A Sociedade Desigual.
11h – Tamires Sampaio
Advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Coordenadora do PRONASCI 2.
11h30 – Debate
Convidados e participantes.
12h30 – Almoço

Tarde: 14h
Participação dos negros e negras no mercado de trabalho e políticas de combate ao racismo
Vivian Machado
Economista. Mestra em Economia Política pela PUC-SP, técnica da subseção do Dieese na Contraf-CUT e pesquisadora do Observatório Conjuscs, da Universidade de São Caetano do Sul.
14h30 – Bruna Rodrigues
Deputada pelo PCdoB e integrante da Bancada Negra do legislativo gaúcho. Preside o Comitê Municipal do PCdoB em Porto Alegre e estudante de Administração Pública e Social da UFRGS.
15h – André Brandão
Professor titular da Universidade Federal Fluminense, no Programa de
Estudos Pós-Graduados em Política Social, e doutor em Ciências Sociais.
15h20 – Debate
Palestrantes, convidados e participantes.
Intervalo para o café

Empoderamento da mulher negra na política no trabalho e na vida
16h – Mônica Alexandre
Secretária-geral adjunta da Seccional da OAB/RJ, preside a Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas do Rio de Janeiro e integra a Comissão de Direito Sindical Seccional Rio de Janeiro da OAB/RJ.
16h30 – Carol Dartora
Deputada federal do Paraná (PR) e ex-vereadora de Curitiba. Professora e mestra em Educação pela Universidade Federal do PR e doutoranda pela Universidade Tecnológica Federal do PR. Atuou no APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do PR, o segundo da América Latina.
17h – Kelly Quirino
Doutora e mestra em Comunicação, bacharel em Jornalismo. Representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil. Pesquisadora de gênero e relações raciais e professora da Universidade de Brasília e da Universidade Católica de Brasília.
17h30 – Debate
Palestrantes, convidados e participantes.
18h – Encerramento
20h – Confraternização Sede do SindBancários

11 de novembro

O sistema econômico brasileiro. Políticas de inclusão de negras e negros no mercado de trabalho. Redução das desigualdades sociais
9h30 – Rodrigo Monteiro
Economista do Banco Central há 28 anos, pós-graduado em Contabilidade e Auditoria e em Normas Internacionais de Contabilidade. Trabalha na área de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias.
10h – Debate
Palestrante, convidados e participantes.
10h30 – Combate à discriminação racial: A categoria bancária e suas experiências no combate ao racismo
11h – Desafios e compromissos das entidades envolvidas
12h – Encerramento do Fórum