“Vermelho Sol”, que retrata a ditadura argentina dos anos 70, estreia dia 08/08 no CineBancários

A obra, dirigida por Benjamin Naishtar, vem sendo premiada em vparios festivais internacionais

No próximo dia 08 de agosto, quinta-feira, o CineBancários e a Sessão Vitrine vão lançar, nas sessões das 15h e das 19h, o longa “Vermelho Sol” (“Rojo”), o novo filme de Benjamín Naishtat, diretor de “A História do Medo” (Berlinale, 2014) e “O Movimento” (Festival de Locarno, 2015). Com elenco argentino composto por Darío Grandinetti (“Relatos Selvagens”) e Andrea Frigerio (“O Cidadão Ilustre”) e com o ator chileno Alfredo Castro (“De Longe te Observo”), o filme é ambientado na Argentina dos anos 1970, período em que a ditadura militar começa a despontar e uma forte onda de violência política cresce no país.

O longa teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2018 (TIFF), foi um dos mais premiados no Festival de San Sebastián, vencendo as categorias de Melhor Diretor (Benjamín Naishtat), Melhor Ator (Darío Grandinetti) e Melhor Fotografia (Pedro Sotero), e foi exibido também no Festival do Rio, na Première Latina. Entre julho e agosto, o filme será lançado em paralelo na França, Espanha e Estados Unidos.

Sinopse

Em meados da década de 1970, uma onda de violência política sem precedentes começa a se desenrolar na Argentina. Isso, no entanto, parece ter pouco efeito em uma pequena cidade rural onde Claudio, um advogado bem conhecido, leva uma vida tranquila com sua família. O curso normal das coisas é interrompido quando Dario entra em uma discussão acalorada que fica fora de controle.

A história é dinâmica e ressoa no presente. O filme fala sobre a apatia das pessoas quando coisas sérias acontecem ao seu redor. Isso é explorado por meio de um crime comum, que acontece num momento muito específico pré-ditadura argentina dos anos 70. Queria fazer não somente um filme sobre os anos 70, mas também que refletisse o estilo cinematográfico da época” comenta o diretor Benjamín Naishtat.

Ficha técnica

Vermelho Sol

Título original: Rojo.

Ano: 2018.

Duração: 109 minutos.

Gênero: Drama.

Direção: Benjamín Naishtat.

Roteiro: Benjamín Naishtat.

Elenco: Dario Grandinetti, Andrea Frigerio, Alfredo Castro, Laura Grandinetti, Diego Cremonesi, Susana Pampin, Claudio Martinez Bel, Rudy Chenicoff, Mara Bestelli, Rafael Federman.

Produzido por: Barbara Sarasola-Day, Federico Eibuszyc.

Coprodução: Rachel Daisy Ellis, Emmanuel Chaumet, Marleen Slot, Ingmar Trost.

Direção de fotografia: Pedro Sotero.

Direção de arte: Julieta Dolinsky.

Montagem: Andrés Quaranta.

Classificação etária: 14 anos.

Vermelho Sol” é uma coprodução entre Brasil, pela produtora Rachel Ellis, da DESVIA, Argentina, França, Holanda e Alemanha; a distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes, por meio do projeto Sessão Vitrine, que tem ingressos mais baratos nos cinemas parceiros .

C i n e B a n c á r i o s

Rua General Câmara, 424, Centro

Porto Alegre – RS – CEP 90010-230