“Vergel”, coprodução Brasil/Argentina, estreia no CineBancários no dia 07 de fevereiro

A coprodução Brasil/Argentina “Vergel”, filmada no verão de 2016, se desenvolve em um jardim de um terraço situado no coração de Buenos Aires, desde onde se registra também a ação na rua e nos terraços vizinhos. O longa, que estreia no CineBancários no próximo dia 07 de fevereiro, mostra uma mulher brasileira à espera que lhe entreguem o corpo do marido, morto durante as férias do casal na Argentina. É verão e o apartamento onde ela se hospeda está cheio de plantas. Atravessada pelo luto, a mulher mal consegue regá-las. A burocracia para a repatriação do corpo resulta cada vez mais complexa e na longa espera ela começa a perder a noção do tempo e o senso de realidade. Quando a vizinha de baixo se oferece a regar, a mulher encontra nessa desconhecida alguém a quem trasladar a sua dor.

Vergel” foi ganhador do concurso ANCINE/INCAA 2013 (voltado a coproduções Brasil- Argentina). “O filme trata do choque de duas pulsões opostas e complementares: a pulsão da vida e a pulsão da morte. De um lado as plantas, o sol, a água, as cores vivas. De outro a noite, a solidão, o luto, os tons frios”, explica a diretora Kris Niklison. “A vizinha representa a vida, a mulher que ficou viuva representa a morte. Para retratar este tema profundo e essencial, recorri a uma rigorosa fotografia baseada no uso da luz natural, a um desenho de arte que buscava aproveitar o jogo de luz e sombras e a uma edição que permitisse a criação e a sustentação dos climas. De background multidisciplinar, consegui me expressar em cada uma dessas áreas graças à segurança que me outorgou o apoio de destacados artistas, suporte que recebi ao longo dos cinco anos nos quais desenvolvi o projeto. Também e plantei com minhas próprias mãos cada uma das plantas”, revelou ele.

A ação é interpretada pela atriz brasileira Camila Morgado e pela argentina Maricel Alvarez, com trilha sonora do também brasileiro Arrigo Barnabé.

Diretora

Internacionalmente premiada como atriz, coreógrafa, autora e diretora teatral, nasceu em Buenos Aires em 1966. Autodidata e cosmopolita, viveu em Amsterdam, onde fundou a Kris Niklison Theatre Company, trabalhou com Peter Greenaway, Dario Fo e deu aulas na The National Ballet Academy; e em Hamburgo onde foi protagonista do Cirque du Soleil. Seus espetáculos, uma combinação de texto, teatro físico, dança e projeções, foram apresentados em mais de 20 países de quatro continentes.

Atualmente desenvolve seus projetos cinematográficos entre São Paulo e Buenos Aires. Seu primeiro longa-metragem, Diletante, foi declarado de Interesse pelo Honorável Senado da Nação Argentina, ganhador de Melhor Longa-metragem Argentino no 23º. Festival de Mar del Plata, Melhor Documentário no 50º. Festival de Cartagena e produzido por Lita Stantic.

Ficha técnica

Vergel (Argentina-Brasil, 2017, 86 min.)

Elenco: Camila Morgado (Olga, de Jayme Monjardim); Maricel Álvarez (Biutiful, de Alejandro González Iñárritu).

Participações especiais: Maria Alice Vergueiro, Daniel Fanego, Daniel Aráoz, André Caldas, Claudio Torres, Sang Min Lee, Silvina Bosco, Nelson Rueda, Cacá Vicente

Produtoras: Casadasartes Films (BR), Basata Films (AR)

Escrita, dirigida e produzida por: Kris Niklison (AR)

Produção Executiva: Mi Chan Tchung (BR)

Produção Administrativa: Victor Schneider (AR)

Fotografia e Arte: Kris Niklison (AR)

Som: Martin Grignaschi (AR)

Música Original: Arrigo Barnabé (BR)

Edição: Kris Niklison, Karen Harley (AR-BR)

Figurino: Gabriela Marra (BR)

Maquiagem: Mary Paiva (BR)

Assistente de Direção: Gigi Soares (BR)

Distribuidora: Arthouse

HORÁRIOS DE 07 A 13 DE FEVEREIRO

(Não abrimos nas segundas-feiras)

Dia 07 de fevereiro:

Dia 08 de fevereiro:

Dia 09 de fevereiro:

Dia 10 de fevereiro:

Dia 12 de fevereiro:

Dia 13 de fevereiro:

19h – Fevereiros

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.