Vereadores mantêm veto parcial a projeto que desobriga portas de segurança em bancos da Capital

Após intensa mobilização da categoria, prefeito Melo concedeu veto ao PL 244/2022 em março

A manutenção do veto parcial ao Projeto de Lei 244/2022 foi aprovada, por unanimidade, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre nesta segunda-feira. Os 35 vereadores presentes na sessão plenária foram favoráveis à manutenção do veto do prefeito Sebastião Melo, concedido em março.

O PL, de autoria do vereador Ramiro Rosário, previa o fim da obrigatoriedade de portas de segurança nas agências bancárias da Capital. Com o veto parcial, segue mantida a necessidade de instalação dos equipamentos nos locais em que houver movimentação de dinheiro.

Bancários e bancárias, dirigentes do SindBancários e da Fetrafi-RS comemoraram o resultado da votação, fruto de um intenso trabalho de mobilização da categoria. “O veto parcial foi uma vitória muito importante! Pautamos novamente a segurança bancária na sociedade. Mas o debate não se encerra com isso e continuaremos lutando pela proteção da vida de todos os bancários e clientes”, afirmou o presidente do Sindicato, Luciano Fetzner.

Luta da categoria reverteu votos favoráveis ao PL 244

Em 14 de dezembro do ano passado ocorreu na Câmara Municipal a aprovação do PL 244, por 21 votos, ante 11 contra. A votação foi realizada sem debate sobre o tema com as partes interessadas e a sociedade, e o projeto também não passou pelas comissões da casa legislativa. Desde então, representantes da categoria bancária iniciaram uma intensa mobilização para barrar a aprovação por parte do prefeito Sebastião Melo.

O SindBancários e a Fetrafi-RS fizeram uma campanha para divulgação dos riscos da retirada das portas de segurança das agências, tanto para os bancários e bancárias como para todos os porto-alegrenses. Além de realizar protestos, colocar uma banca no Largo Glênio Peres para conversar com a população, instalar outdoors pela cidade, entre outras ações, dirigentes das entidades fizeram um trabalho de convencimento junto aos vereadores.

Durante dois meses, o grupo marcou presença no plenário, onde dialogou com os parlamentares sobre a necessidade de veto ao projeto, obtendo apoio público de vários deles, incluindo quem se absteve de votar em dezembro e quem havia votado favoravelmente ao PL 244. Esse posicionamento de vereadores da base do governo foi essencial para que o prefeito concedesse o veto parcial ao projeto. No período, os dirigentes sindicais também se reuniram diretamente com Sebastião Melo em duas ocasiões.

A importância da mobilização foi demonstrada na votação desta segunda, com falas de vereadores, inclusive de oposição, parabenizando a categoria e afirmando o posicionamento favorável à manutenção das portas nas agências. Agora, o SindBancários e a Fetrafi-RS irão recorrer às instâncias estadual e federal para construção de projetos que garantam a efetiva segurança da categoria, bem como de toda a população.

Texto: Imprensa SindBancários

Fotos: Gabriel Ribeiro/CMPA e Camila Kila/SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias