Vamos fortalecer luta pelo Banrisul público

Uma simples mensagem nas redes sociais para deputado estadual da base do governador Eduardo Leite pode ajudar a salvar o banco da privatização

Foi bonito de ver e ajudou a motivar quem esteve no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã da terça-feira, 15/10. Banrisulenses vindos de outras cidades, colegas que trabalham em agências nos bairros, o povo da DG. A sala do terceiro andar do parlamento gaúcho quase ficou pequena para acomodar bancários que, junto com colegas da Corsan e da Procergs, fizeram pressão na audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça.

O saldo foi mais do que positivo. O deputado estadual Elizandro Sabino (PTB) foi escolhido como relator da PEC 280/2019, aquela que quer extinguir o plebiscito da decisão de privatizar as três empresas públicas acima citadas. Saiba mais abaixo nesta matéria como sensibilizar o deputado Elizandro a mudar de opinião sobre as privatizações. Ele já votou a favor da extinção do plebiscito para a venda da CEEE, CRM e SulGás na CCJ e nas duas sessões plenárias que aprovaram a PEC 272/2019 em abril e maio passados.

Mas agora nossa luta precisa mudar de fase. Já há um bom contingente de bancários do Banrisul visitando Câmara de Vereadores pelo Interior do Estado e conseguindo moções de apoio contra a PEC 280/2019. Precisamos conversar mais de perto com os deputados estaduais que são favoráveis, em tese pá venda do Banrisul.

Presidente da CCJ é contra acabar com plebiscito para vender Banrisul

Na audiência pública da terça-feira, o deputado Edson Brum (MDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deu uma boa notícia aos Banrisulenses e aos colegas da Procergs e da Corsan. Ele disse que irá votar contra a PEC 280 quando o relatório for apreciado pelos integrantes da CCJ.

Ainda não há data. Mas, a julgar pela pressa com que foi apresentada pela seu autor, o deputado estadual Sérgio Turra (PP), o governador Eduardo Leite, embora não diga, quer vender logo o Banrisul. Se o método for o mesmo usado para o setor de energia, em 64 dias, a PEC deve estar aprovada.

Provavelmente, as duas sessões plenárias que decidirão o futuro do Banrisul ocorrem mais para o fim do ano, lá por dezembro. E se o método for o mesmo usado para a PEC de exclusão do plebiscito no setor de energia, a Assembleia Legislativa será cercada pela Brigada Militar.

Tua mensagem pode salvar o Banrisul

O primeiro alvo da nossa tentativa de sensibilização a respeito da importância do Banrisul na vida dos gaúchos será aquele que foi escolhido o relator na CCJ da extinção do plebiscito. O deputado estadual Elizandro Sabino é do partido do vice-governador, delegado Ranolfo Vieira Junior.

Não é somente essa credencial que o habilita a votar contra os interesses dos Banrisulenses e pela extinção do plebiscito para vender empresas públicas. Ele já votou a favor da PEC 272/2019 na mesma CCJ e ajudou a acabar com o plebiscito para acelerar a entrega da CEEE, CRM e SulGás, empresas públicas do setor de energia com seu voto nos dois turnos de votação no plenário.

Sua base maior de votos se concentra em Porto Alegre, Alvorada e Viamão. Elizandro é advogado. Nasceu em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, mas veio bem cedo na vida para o Rio Grande do Sul. É evangélico e foi eleito com 36.033 votos.

Assista a vídeo em que o presidente do SindBancários contextualiza a situação do Banrisul na Assembleia Legislativa

Portanto, Banrisulense, se você vê-lo em algumas dessas cidades acima, não se constranja. Chegue nele educadamente, cumprimente-o e peça para ele votar contra a privatização do Banrisul, da Procergs e da Corsan.

Você pode ajudar a salvar o Banrisul também mandado mensagens nas redes sociais dele ou ligando para o seu gabinete na Assembleia Legislativa.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, agradeceu a participação dos Banrisulenses e salientou que a mobilização deve continuar firme junto com os colegas da Corsan e da Procergs.

Temos que contar com os companheiros servidores públicos dessas duas empresas estatais importantes para o povo gaúcho. Essa é a hora de trabalharmos juntos, defender o patrimônio que o governador Eduardo Leite quer entregar. Ele tem pressa para fazer o serviço para os ricos que ele representa”, avaliou Gimenis.

Saiba como ajudar a salvar o Banrisul

Tu és contra a venda do Banrisul? Então precisamos da tua ajuda para mandar uma mensagem para o deputado Elizando Sabino.

Sabino foi nomeado relator da PEC 280/2019, que permite a venda do Banrisul sem plebiscito. Ao que parece, ele é favor da venda, pois é um dos deputados que assinam a PEC.

Precisamos ajudá-lo com seu parecer! É só deixar uma mensagem contra a venda do Banrisul em algum dos canais de comunicação do deputado. Mandem mensagem privadas e deixem comentários públicos.

Seguem os contatos:

– Facebook: facebook.com/elizandro.sabino/

– Instagram: instagram.com/elizandrosabino/

– Twitter: twitter.com/ElizandroSabino

– E-mail: [email protected]

– Telefone: (51) 32101421

Tua mensagem pode salvar o Banrisul!

Fonte: Imprensa SindBancários