União de trabalhadores faz a diferença em tempos de pandemia

Junto com outras entidades, SindBancários entregou dezenas de cestas básicas e máscaras contra a Covid-19 em comunidades carentes

Na manhã fria desta quarta-feira, 15/04, à beira do Guaíba, um grupo formado por sindicalistas e representantes da Cooperativa de Costureiras Univens, fez a entrega de dezenas de cestas básicas a moradores e trabalhadores que moram em vilas precárias próximas ao rio. “Num momento como este, em que as populações já fragilizadas, enfrentando desemprego e a falta de qualquer apoio dos órgãos públicos, ainda precisam encarar esta pandemia do coronavírus, é fundamental demonstrar solidariedade entre trabalhadores, de uma maneira prática e urgente”, definiu o presidente do SindBancários, que participou da atividade.

Conforme Everton Gimenis (a esquerda na foto acima), também foram entregues às famílias – de recicladores, catadores e outros trabalhadores informais – equipamentos de proteção contra a Covid-19, como máscaras. A caravana de sindicalistas e militantes, além do SindBancários, incluiu diretores e representantes da CUT-RS, do Sinpro/RS, da ADFRGS e da Univens.

Diversas vilas e comunidades

O grupo entregou as doações e conversou com líderes e moradores do Galpão das Anitas (sob a ponte velha do Guaíba), Associação dos Catadores da Vila da Beira do Rio, Associação dos Carrinheiros e Carroceiros da Ilha Grande, Vila Tio Zeca e Pastoral da Criança.

Outras atividades semelhantes deverão ser realizadas, a medida em que as entidades de trabalhadores organizados consigam reunir doações – cestas básicas, roupas, agasalhos, equipamentos de proteção contra o vírus (como máscaras e álcool gel) – em quantidades significativas.