Trinta pessoas devem ser denunciadas no caso Zelotes já em agosto

Conforme reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, a Operação Zelotes, da Polícia Federal, deve fazer a denúncia, já em agosto, de 30 pessoas envolvidas em corrupção, para começar. São representantes de grandes empresas que subornavam membros do Carf, órgão do Ministério da Fazenda, visando eliminar ou reduzir dívidas fiscais. O valor levantado pelos investigadores do escândalo – que no caso do Rio Grande do Sul envolve empresas como as poderosas RBS e Gerdau – até o momento chega a R$ 6 bilhões, mas pode atingir R$ 19 bilhões, superando os desvios constatados na Operação Lava-Jato.

Santander

Neste momento, diz o jornal paulista, devem ser denunciados fatos ligados ao banco Santander e a empresa Mitsubishi. No caso da instituição bancária, os investigadores apuram irregularidades no valor de R$ 3,3 bilhões.

Mídia silenciosa

Apesar das altas somas da sonegação e corrupção, o peso econômico e a influência política das empresas e pessoas investigadas no caso têm garantido que as notícias sejam discretas ou até mesmo ausentes no noticiário da mídia, em especial nas emissoras de rádio e TV.