Trinta novos livros se juntam ao acervo da Biblioteca do Sindicato

No total, biblioteca chega a 9.553 livros de todos os gêneros à disposição dos associados do SindBancários

Nesta época de férias, uma das boas alternativas de descanso e lazer é a literatura, tanto para distrair quanto para acumular conhecimentos e ampliar nossa visão de mundo. Neste sentido, os associados do SindBancários têm uma grande fonte de cultura e entretenimento na Biblioteca do SindBancários, que reúne nada menos do que 9.353 livros catalogados, de romances a poesia, de política à história, de contos e sociologia a biografias, entre muitos outros temas. “Uma das novidades é a biografia da Fernanda Montenegro, pela Companhia das Letras, com o título ‘Prólogo, ato, epílogo: memórias’”, diz a bibliotecária Beatriz Perlasca.

Dados falsos

Responsável pelo setor no Sindicato, Beatriz informa que neste início do ano a Biblioteca recebeu cerca de 30 novas obras, recentemente lançadas. Ela aponta para um livro que tem muito a ver com o momento que estamos atravessando no Brasil: “Como funciona o fascismo”, ensaio de um professor de Yale (EUA) editado pela gaúcha L&PM. Outro livro afinado com as preocupações atuais é “Tudo o que você precisa desaprender para virar um idiota”, da Meteoro Brasil, que identifica e esclarece manipulações como as chamadas “fake news”. Na mesma levada, pode ser citado o livro “Manipulados”, assinado por Brittany Kayser, ex-funcionária da mal-afamada Cambridge Analytics, empresa que teria espalhado dados falsos e ajudado a vitória do Brexit, que culminou na saída do Reino Unido da União Europeia.

Romances e revistas

Mas nem só a política domina os novos lançamentos do mercado editorial, como mostram romances como “Crocodilo”, da Cia das Letras; “O pai da menina morta”, da Ed. Todavia ou a nova ficção de Isabel Allende, “Longa pétala de mar”, da Ed. Bertrand Brasil, a respeito da Guerra Civil Espanhola. Além destas e de muitas outras obras do acervo, a Biblioteca do Sindicato oferece aos bancários a leitura local das revistas mensais Piauí e Le Monde Diplomatique, sem falar no jornal do dia. “Os jornais devem ser lido aqui mesmo na Biblioteca, mas os livros, para os associados, saem por empréstimo de 15 dias, renováveis por mais 15”, explica Beatriz Perlasca.

Acesso via internet

Mais uma facilidade está ao alcance a categoria. É possível consultar o acervo da Biblioteca sem precisar se deslocar até a Casa dos Bancários. Basta entrar no site http://biblioteca.sindbancarios.org.br/ e acessar o menu de pesquisa, para descobrir o que há disponível.

Você poderá pesquisar por autor, título ou assunto e a navegação é muito simples. Reservas e renovações de livros, também podem ser feitas pela internet, só que, para isto, o usuário tem que estar cadastrado na Biblioteca.

A Biblioteca funciona das 9h às 18h, de segundas às sextas-feiras, na sede da Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).