Trinta e cinco anos de luta do Sindjus/RS

“O filósofo existencialista, poeta e crítico
social dinamarquês Sören Kierkegaard,
doutrinou que “a vida só pode ser
compreendida, olhando para trás, mas
só pode ser vivida olhando para frente”.

“Só a luta muda a vida”
Bandeira do Sindjus/RS

O lançamento do livro “Sindjus/RS – Um Sindicato de Lutas”, em homenagem aos 35 anos de vida do Sindicato, ocorrido dia 10 de novembro, lotou o plenário do Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre. Servidores do Judiciário e da Justiça Federal, políticos, sindicalistas, lideranças dos movimentos sociais, aposentados, municipários e professores, entre outros, marcaram presença no concorrido evento. O diretor Valter Assis Macedo, um dos organizadores da obra, agradeceu a presença de “tantos colegas, companheiros e apoiadores”, afirmou que a publicação se estruturou a “partir de depoimentos de diversas pessoas que construíram essa história, recuperando fatos essenciais e mostrando que o nosso Sindicato sempre presente na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”.

No decorrer da atividade, várias lideranças usaram o microfone enaltecendo a iniciativa da diretoria do Sindjus de contar a história do ponto de vista dos trabalhadores. O presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, parabenizou os diretores e servidores do judiciário pela criação e produção da obra, “que acompanhamos e colaboramos com imenso prazer”, afirmou. Luciano, que é dado a leituras e aos estudos de temas sociais, recomendou o livro para os trabalhadores e trabalhadoras de todas as categorias. “É uma obra nossa, dos lutadores, daquelas pessoas que querem reconstruir o Brasil sem racismo, discriminações e desigualdades sociais. O Sindjus é de luta, é nosso parceiro e seguiremos juntos construindo a nossa história”, finalizou o presidente do SindBancários Porto Alegre.

O livro “Sindjus/RS – Um Sindicato de Lutas” reporta fatos e acontecimentos que marcaram a trajetória de uma das mais importantes entidades sindicais dos servidores judiciário do Brasil. Reconhecido nacionalmente pela conduta em defesa dos interesses dos servidores e da classe trabalhadora em geral muito além do Mambituba. Por certo, um trabalho de envergadura que só foi a cabo graças aos esforços de todos os envolvidos na feitura e na finalização do projeto.

É preciso dizer, contudo, que nada vem do nada. O primeiro chute foi a ideia, o átomo da criação, que se dividiu em três vertentes: vivência, leitura e imaginação. O trio se traduziu em entrevistas, depoimentos, pesquisas, documentação e publicações do Sindjus, outros sindicatos e movimento sociais, além dos estudos e conhecimentos da história regional, nacional e internacional. A imaginação flutuou entre as fontes consultadas, temperou com cultura e humor os assuntos tratados na obra.

O historiador Décio Freitas disse que o trabalho jornalístico é uma missão que os historiadores deixaram de fazer, “presos cada vez mais a uma superespecializada pesquisa microscópica para saber cada vez mais sobre cada vez menos”. É preciso dizer que não se trata de uma obra acadêmica contando a história do Sindjus /RS. Há tempos que os sindicatos e movimentos sociais publicam livros neste formato de documento ou no estilo reportagem, analisando e esmiuçando determinados períodos. Muitos escritores, por exemplo, consideram que o romance é a coisa mais morta do mundo. Outros, já tratam a crônica como “falecida”.

O livro que estará disponível na Biblioteca do SindBancários não trafega em cemitérios e não contém rodapés. É uma peça viva de não-ficção. O chamamos de documentário ‘escrito’, já que o formato há tempos foi adotado pelos roteiristas na produção audiovisual. Assim dito, desejamos uma boa mirada na incrível e vanguardista vida do Sindjus/RS e ficaremos felizes no caso de eventuais leituras cinematográficas.

Texto: Moah Sousa

Serviço
Livro: “Sindjus/RS – Um Sindicato de Lutas. 35 anos”

Organizadores
Marco Aurélio Velleda
Valter Assis Macedo

Textos/Editores
Moah Sousa
Paulo César Teixeira

Projeto Gráfico e Diagramação
Carmen Fonseca

*Tiragem exclusiva voltada para os servidores do Judiciário.
Contatos para solicitação de exemplares: [email protected] Fones: 3224 2452 / 3224 3730

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias