Trabalhadores protestam frente ao Congresso contra votação da “PEC da Morte”, nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 13/12, a partir das 17h, a CUT e os sindicatos filiados se unem para realizar uma grande manifestação, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, em protesto contra a PEC 55 (Proposta de Emenda Constitucional), antiga PEC 241, que congela por 20 anos o investimento em serviços públicos com educação e saúde. Afinal, o Senado prepara-se para votar em segundo turno esta PEC, conhecida como PEC da Morte, ou do Desmonte do Estado, de autoria do golpista e ilegítimo de Michel Temer (PMDB).

Esta será a primeira grande manifestação após a violenta e covarde repressão praticada pelas polícias Militar e Legislativa, a mando dos governos do GDF e dos golpistas, no dia 29 de novembro, dia do primeiro turno de votação da PEC da Morte.

Contra a repressão
Por isso, a CUT e os sindicatos filiados também protestam, neste dia 13, contra a repressão, que fere o direito constitucional e democrático de manifestação. “Não poderíamos esperar outra coisa a não ser a violência por parte daqueles que afrontaram a democracia para chegar ao governo. Mas não podemos aceitar calados medidas repressivas e de exceção, nem a criminalização dos movimentos.Vamos seguir promovendo atos, usando nosso direito de nos manifestarmos contra tudo que nos atinge e faz mal. Nossa luta é pela democracia e por direitos”, enfatiza o presidente da CUT-DF, Rodrigo Britto.

Ato Institucional nº 5

Coincidentemente, esta votação deverá acontecer na mesma trágica data em que foi lançado, em 1968, o famigerado Ato Institucional nº 5 (AI-5), a expressão mais acabada da violência do regime de exceção comandado pelos militares, os trabalhadores e as trabalhadoras, do campo e da cidade, do serviço público e privado, bem como a juventude e as minorias sociais, voltam a se manifestar em todo o país.

Mobilização no estados
A CUT e os sindicatos filiados também promovem atos de protesto em várias capitais do país.

Fonte: Imprensa SindBancários com informações da CUT