Trabalhadores já podem se inscrever na 24ª Conferência estadual dos bancários

Atividade promovida pela Fetrafi-RS ocorrerá 100% neste sábado (14), a partir das 9h.

Os trabalhadores associados ao Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) podem se inscrever para a 24ª Conferência Estadual dos Bancários até esta sexta-feira(13), às 13h, através de formulário online disponibilizado na página do Sindicato. O encontro ocorrerá no sábado (14) a partir das 9h através da plataforma zoom. Podem participar da Conferência e dos encontros e reuniões por empresa, com direito a voz e voto, todos(as) os(as) trabalhadores(as) em Instituições Financeiros do Rio Grande do Sul, mediante comprovação da sua condição e que estejam devidamente inscritos e credenciados.

Na ocasião, os trabalhadores terão a oportunidade de participar de debates e mesas-redondas sobre temas como a campanha salarial, conjuntura nacional e o retrato atual do trabalho dos bancários na nova fase da pandemia. Entre os convidados deste ano estão o ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e o economista da Subseção do Dieese na Contraf/CUT, Gustavo Machado Cavarsan.

Conforme o diretor de comunicação do SindBancários, Gilnei Nunes, é fundamental que toda a base de trabalhadores participem das atividades do encontro estadual.

“É o momento mais democrático que um bancário sindicalizado pode presenciar, participar e fazer sua voz ser ouvida. É um momento de reflexão, de se fazer uma análise conjuntural da situação e da realidade da categoria. É importante lembrar que tudo o que for definido durante as conferências locais será reavaliado durante a Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá em São Paulo, de maneira híbrida entre 10 e 12 de junho”, destaca Nunes.

Encontro por bancos
Os encontros estaduais do Banco do Brasil, Caixa, Santander, Bradesco e Itaú Unibanco serão realizados online até 12 de maio. Os eventos também serão promovidos pelo Zoom e as inscrições podem ser feitas até 1h antes da data prevista para realização das atividades. O encontro do Banrisul será realizado somente em junho, após a Conferência Estadual dos(as) Bancários(as). As inscrições para os encontros estaduais por bancos podem ser feitas nos links abaixo.

Confira a programação completa da Conferência:

09h – Abertura da Sala da Conferência;
09h30h – Saudação Inicial e Aprovação do Regimento Interno.
10h – Exposição “Campanha Salarial e Conjuntura Nacional”, com Juvandia Moreira – Presidenta da Contraf/CUT;
10h20 – Exposição “Conjuntura Estadual”, com Miguel Rossetto, ex-ministro do Trabalho e Previdência Social;
10h40 – Debates
11h – Exposição “Retrato dos bancos e bancários”, com Gustavo Machado Cavarsan – Economista do da Subseção Dieese na Contraf/CUT;
12h – Apresentação, debate e votação das propostas de Resoluções e Moções;
12h30m – Eleição da Delegação à Conferência Nacional dos Bancários