Torneio de futsal reúne campeões e vices de três categorias de trabalhadores. Bradescos representam SindBancários

Se tem um motivo capaz de levar trabalhadores a se encontrarem num fim de semana para conversar ou tomar uma cerveja, este motivo é o futebol. Na quinta-feira, 13/10, bancários, petroleiros e metalúrgicos uniram as forças de suas categorias para organizar um torneio de futsal inédito. Pela primeira vez, teremos um torneio de campeões de futsal com três categorias de trabalhadores. Da reunião entre dirigentes dessas três categorias, surgiu a 1ª Copa Classe Trabalhadora de Futsal.

O troneio reúne seis equipes. Nada menos que os campeões e vices dos torneios de futsal do SindBancários, do SindiPolo e dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Bradesco Gravataí e Bradesco FC, campeão e vice da Copa SindBancários de Futsal 2016, representam os bancários da base do SindBancários. Os colegas do Bradesco Gravataí venceram o Bradesco Gravataí por 2 a 1 nos pênaltis numa final que terminou empata no tempo normal, no dia 27 de agosto. Ficaram com o título invicto da Copa SindBancários de Futsal 2016 (leia aqui).

Os times são divididos em dois grupos de três. Os jogos serão disputados em 29 e 30/10 e 1º /11, no Ginásio dos Metalúrgicos de Canoas. Os dois times mais bem classificados nesta fase de confrontos se enfrentam em jogos semifinais em cruzamento olímpico (primeiro do grupo A contra segundo do grupo B).

A equipe campeã erguerá o Troféu, de caráter rotativo, que ficará sob a guarda do sindicato ao qual a equipe pertença, até a próxima disputa. Para conquistá-lo em definitivo, a equipe precisará chegar ao tricampeonato em anos consecutivos, ou ao pentacampeonato em anos alternados.

“É consenso entre os Sindicatos que estamos diante de um con6texto político de retirada de direitos dos trabalhadores. Precisamos trabalhar juntos para enfrentar o período de ataques aos nossos direitos. O futsal é uma forma de integrarmos os trabalhadores. Tanto o nosso Sindicato, como o Sindpolo e os sindicatos metalúrgicos têm tradição de realizar torneio de futsal muito qualificados.  Então, por que não deveríamos realizar uma copa que envolvesse aos boleiros de cada categoria”, detalha o diretor de Esporte e Cultura do SindBancários, Tiago Vasconcellos.

1ª Copa Classe Trabalhadora de Futsal

Participação

> Os campeões e vice-campeões das competições organizadas pelo SindBancários (em 2016), Sindipolo e Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, em 2015.

Regulamento geral

> Serão duas chaves com três equipes cada. Os dois primeiros de cada chave classificam-se para a fase Semifinal, em cruzamento olímpico.

Local dos jogos

As partidas serão disputadas no ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (Rua Caramuru, 330, Centro, Canoas/RS).

Dias dos jogos

A primeira fase será disputada nos dias 29 e 30/10 e 1º/11.

Bradesco Gravataí (Campeão) e Bradesco FC (Vice-campeão) são as equipes de bancários que participarão da 1a. Copa Classe Trabalhadora Futsal.

Chave A:

– Sulpol (Campeão Metal Canoas)

– Five Star (Vice Sindipolo)

– Bradesco FC (Vice SindBancários)

Chave B:

– Alta Pressão (Campeão Sindipolo)

– Bradesco Gravataí (Campeão SindBancários)

– Mangels (Vice Metalúrgicos Canoas)

*Jogos da 1ª Fase:

Sábado, 29/10

Jogo 1: 11h:  Sulpol x Five Star (A)

Jogo 2: 12h: Alta Pressão x Mangels

Domingo, 30/10

Jogo 1: 19h: Bradesco FC x Five Star

Jogo 2: 20h: Bradesco Gravataí x Alta Pressão

Terça-feira, 1º/11

Jogo 1: 20h: Bradesco FC x Sulpol

Jogo 2: 21h: Bradesco Gravataí x Mangels

*As datas da Semifinal e Final serão divulgadas posteriormente, após definição com as equipes classificadas.

Crédito foto: Jackson Zanini

Fonte: Imprensa SindBancários