Tem cheque para Banrisulenses

Sindicato começa a entregar na quarta, 22/5, das 8h às 19h, valores complementares de ação coletiva das horas extras sobre a gratificação semestral

Os colegas Banrisulenses têm mais um cheque esperando por eles na sede do SindBancários a partir da quarta-feira, 22/5. São pouco mais de 500 colegas (veja se seu nome está na lista) que têm direito a uma complementação de valores de ação coletiva, ajuizada em 2013, de inclusão das horas extras na gratificação semestral. A primeira parte foi paga em agosto do ano passado. Os cheques dessa segunda parcela estão sendo entregues na Tesouraria da Casa dos Bancários.

Trata-se de um valor residual. A primeira parcela foi paga em 17 de agosto do ano passado. O valor pago para os colegas com o nome na lista agora (consulte aqui) é referente a um cálculo complementar, correspondendo ao período de setembro de 2017 a julho de 2018, quando o banco implementou na folha de pagamento o direito conquistado na ação.

Os cheques estão sendo entregues na Tesouraria (2º andar) das 9h às 18h, de segundas a sextas-feiras.

Entrega de cheques da ação de Horas Extras na Gratificação Semestral

Segundas a sextas-feiras| Das 9h às 18h | Tesouraria (2º andar da Casa dos Bancários)

Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre)

O assessor jurídico do SindBancários, o advogado antônio Vicente Martins, explica que o valor pago agora depende do histórico laboral de cada um que participou como representado pelo Sindicato na ação. “Para alguns bancários, é uma correção de quem deixou de receber pagamento por algum motivo. Para outros, é uma complementação dos valores referentes ao período anterior à implementação do direito conquistado na folha de pagamento. É preciso destacar que se trata de complementação de um valor que já foi pago aos bancários”, salientou Vicente Martins.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, lembrou que essa ação, além do valor em dinheiro tem também um valor de conquista para os Banrisulenses. “Lembramos que essa ação transformou a inclusão das horas extras na gratificação semestral em um direito permanente para os Banrisulenses. O banco passou a depositar os valores referentes a esse direito adquirido na folha de agosto de 2018. Essa é uma das razões fundamentais pelas quais o Sindicato entra com ações coletivas na Justiça do trabalho. Porque, além de um dinheiro que sempre faz falta, ela traz a conquista de um direito permanente”, afirmou Gimenis.

A diretora jurídica do SindBancários, Geovana Freitas, alerta para a importância do Sindicato para restaurar e garantir direitos dos bancários . “Nesses tempos de ataques aos nossos direitos, o Sindicato está mais importante ainda na vida de todos nós, trabalhadores. Essa ação, além de restituir um valor monetário, também garantiu mais um direito aos Banrisulenses. Somente os sindicalizados na época do ajuizamento da ação é que serão beneficiados nesse processo”, afirmou Geovana.

Se o bancário tiver dúvida, entre em contato com o departamento jurídico pelo e-mail [email protected].com.br

A ação tem o número 0000378-51.2013.5.04.0005.

Para saber se você tem direito, primeiramente, verifique se o seu nome está na lista. Somente os sindicalizados à época do ajuizamento vão receber valores.

O Sindicato não informa valores pelo telefone.

Como faço para receber meu cheque?

Antes de ir até o Sindicato, confira se o seu nome está na lista. Então, munido de documento, vá ao auditório no terceiro andar da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

Como receber na sede do Sindicato pessoalmente?

> Horário de atendimento: No primeiro dia de pagamento, a quarta-feira, 22/5, a entrega presencial ocorre no auditório da Casa dos Bancários, das 8h às 12h e, na Sala de Reuniões, à tarde, até as 19h. A partir da quinta-feira, 23/5, a entrega será na Tesouraria, das 9h às 18h, de segundas a sextas-feiras.

> Telefone do Sindicato: (51) 3433-1200

Quem não puder comparecer à Casa dos Bancários pessoalmente?

Colegas que não podem comparecer pessoalmente no Sindicato, podem solicitar o depósito do pagamento em sua conta bancária. Para tanto, é preciso o seguinte:

1) Imprima a autorização

2) Preencha com seus dados pessoais.

3) Vá a um Cartório e reconheça firma.

4) Envie para o endereço do SindBancários pelos Correios como carta registrada – General Câmara, 424, Centro Histórico – Porto Alegre – CEP: 90.020-015

Autorização para depósito em conta bancária

Fonte: Imprensa SindBancários