Sindicato visita agência central da Caixa para discutir com colegas do Gifug/PO os riscos de realocação e transferência de funcionários

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, juntamente com os sindicalistas e empregados da Caixa Jailson Bueno Prodes, Virgínia Faria, Tiago Pedroso e com a presença do assessor jurídico Milton Fagundes, manteve reunião, na tarde desta quarta-feira, 19/07, com os trabalhadores do Gifug/PO, na agência central da Caixa, no Edifício Querência, Centro de Porto Alegre. Os quase 100 colegas deste setor, que trabalham com o Fundo de Garantia, correm risco de realocação e transferência, com ameaça de fechamento da Gifug, na reestruturação que vem sendo implantada pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

“É muito ruim ver o medo nos olhos dos colegas, por causa de atitudes tomadas pela direção da Caixa, sem que nada fosse discutido com os empregados do banco”, lembra Virginia Faria. “Nossa iniciativa foi ouvir os trabalhadores e a partir daí tomarmos atitudes para incidir sobre este problema”, acrescentou. Mas a sindicalista recorda também uma certa falta de mobilização dos próprios empregados, nas greves e atos pela manutenção dos empregos e contra as políticas de desmonte do estado brasileiro impostas pelo atual governo do país.

Para o presidente do Sindicato, não se pode esquecer o papel fundamental da Caixa como gestora e operadora de políticas sociais fundamentais, desde o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço até o Bolsa Família, entre outros. “Não é por acaso que a direção está praticando estes atos, que apontam para a redução do banco público. O PDVE e o não preenchimento de vagas em aberto sinalizam as modificações que vêm sendo aceleradas pelo desgoverno de Temer,  reforçando a ideologia do estado mínimo”, completou Everton Gimenis.

Reunião no Sindicato

Para tratar do assunto e tomar as medidas adequadas de proteção aos trabalhadores, será realizada uma reunião, na sede do SindBancários, na próxima segunda-feira, 24/07, às 18h, com os advogados Antonio Vicente Martins e Milton Fagundes, além dos diretores sindicais e os colegas em risco. O Sindicato fica na Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre.