Funcionários aposentados serão contemplados com revisão da mensalidade do plano de saúde; eles terão direito à restituição de valores pagos a mais
O SindBancários venceu ação civil pública de mais de nove anos (ajuizada em 30/01/2014) contra o Santander, que visava a manutenção dos critérios de cobrança do plano de saúde. Após o esgotamento de todos os recursos, o Sindicato saiu vitorioso e a decisão se tornou definitiva. Assim, os funcionários aposentados do Santander da base territorial do SindBancários Porto Alegre e Região que permanecem com o plano de saúde ativo terão direito à revisão da mensalidade; inclusive os aposentados receberão restituição de valores pagos a mais. A decisão contempla, inclusive, os funcionários da ativa quando se aposentarem e permanecerem com o plano de saúde ativo, com os mesmos critérios de cobrança e cobertura.
Para esclarecer sobre o assunto, o Sindicato promove, na próxima quarta-feira (13), às 17h, uma plenária híbrida, onde os bancários e bancárias do Santander poderão tirar todas as suas dúvidas. A atividade será realizada no auditório da sede da entidade (Rua Gen. Câmara, 424) e também de forma virtual (link abaixo). O diretor do SindBancários e membro da Comissão de Organização dos Empregados do Santander, Luiz Cassemiro, destaca que a ação é uma vitória do Sindicato para os trabalhadores aposentados, licenciados e da ativa, quando se aposentarem.
“Lutamos até a última instância para defender direitos e valores que os colegas têm a reaver. Nossa luta é coletiva, por isso convidamos os trabalhadores que ainda não estão sócios a se associarem, pois, desta forma, fortalecemos o SindBancários, que este ano completou 90 anos de lutas e resistências, atuando por melhores condições de trabalho e na defesa dos direitos para sua categoria”, afirma o dirigente.
No total são 1.757 empregados contemplados, que terão seus direitos reparados e mantidos. O pagamento para os substituídos ainda está em fase de cálculo nos autos da justiça. No processo, foi solicitada a suspensão da alteração realizada em 2014 na forma de custeio do plano de saúde prestado pelas operadoras Bradesco Saúde, Central Nacional Unimed / Unimed Seguradora e Cabesp (para os funcionários oriundos do Banespa, admitidos até 20/11/2000); o restabelecimento das condições contratadas até então; e requerido o pagamento para os substituídos processualmente dos valores cobrados a maior em decorrência da alteração ilegal no custeio do plano.
São contemplados trabalhadores do Santander:
– quanto ao direito de revisão da mensalidade: bancários aposentados da base do Sindicato, sócios ou não, que permanecem com o plano de saúde ativo;
– quanto ao direito de restituição dos valores pagos a maior: bancários aposentados da base do Sindicato, sócios ou não, que permaneceram com o plano de saúde após o período de carência previsto na CCT, independente de posterior cancelamento do plano.
Funcionários do Santander aposentados que continuam com o plano de saúde e que não foram alcançados pela redução da mensalidade do plano podem entrar em contato com o escritório AVM Advogados Associados para que sua situação seja analisada individualmente. Os telefones de contato são: 51 99291.7152 (WhatsApp), 51 99341.8415 (WhatsApp) ou 51 3061.4880 (telefone fixo).
Plenária híbrida – ação plano de saúde Santander
Data: quarta-feira (13 setembro)
Horário: 17h
Entrar na reunião Zoom:
https://us06web.zoom.us/j/83166418255?pwd=am1wMkV4YTBJWFU4SVVtK01HTmplQT09
ID da reunião: 831 6641 8255
Senha de acesso: 212590
Imprensa SindBancários