Sindicato vai promover curso de inglês para aposentados da categoria

Diretoria de Aposentados promove curso de inglês para bancários sindicalizados, com uma aula semanal

Com um ano de aulas, aproximadamente, qualquer pessoa pode se virar muito bem utilizando a língua inglesa, seja em viagem, seja morando num país com aquele idioma. Quem garante sabe, literalmente, do que fala: a gaúcha Andréa Garbinatto morou por cinco anos nos Estados Unidos, faz graduação em Letras (Inglês) pela Unisinos e há dois anos ministra o básico da língua de Shakespeare para crianças. O desafio agora é dar aulas para pessoas de meia idade, numa promoção do SindBancários, através da Diretoria de Aposentados e Seguridade Social. A aula inaugural deverá ser realizada às 15h do dia 04/09, uma quarta-feira, na Sala de Reuniões do Sindicato.

Esposa de um bancário, Andréa garante que sempre quis trabalhar com um público mais maduro e focado. “Minha proposta é tornar as aulas momentos lúdicos, com interação de diálogos, interpretação de cenas do cotidiano e utilizando a língua inglesa o máximo possível”, diz. “Não importa que nas primeiras aulas as pessoas falem de modo errado, o fundamental é quebrar o tabu e arriscar – e os mais velhos trazem uma vivência que ajuda muito”, opina a professora.

Níveis de aprendizado

Ela diz que o número ideal para cada turma é de dez alunos, com a duração de um ano para cada nível de aprendizagem. “Com um ano de aula, uma vez por semana, a maioria das pessoas já consegue se virar bem e se comunicar com eficiência em uma viagem, por exemplo”, afirma.

Andréa Garbinatto vai utilizar toda a sua experiência de vida nos States (morou nos estados de Maryland e Virgínia) para trazer mais naturalidade às aulas. Vídeos, tradução de música, duplas de conversação e realização de testes periódicos são algumas das técnicas a serem utilizadas pela professora.

Viagem no final

Sob coordenação da diretora de Aposentados e Seguridade Social do SindBancários, Natalina Gué, o curso se estenderá por 12 meses e deverá ter duas turmas: uma às quartas-feiras, às 15h, e a outra às quintas-feiras, às 18h30, sempre na Sala de Reuniões da Casa dos Bancários. Ao final das aulas, a professora Andréa e a diretora Natalina projetam realizar uma viagem a um país de língua inglesa com os alunos.

Natalina, que vem promovendo várias ações de integração, incentivo à saúde e outras iniciativas voltadas ao bem-estar dos aposentados sindicalizados, diz que as aulas de inglês preenchem uma lacuna e também um pedido de setores da categoria. “O Sindicato é múltiplo e ao lado das demandas sociais, políticas e econômicas, também aposta na manutenção da saúde física e mental dos associados e associadas”, diz a diretora sindical. “As aulas de inglês atendem a uma reivindicação de muitos colegas, e este enfoque didático nos aposentados traz uma vantagem a mais para a nossa categoria”, finalizou Natalina.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou whats 51 9 9962 3146.