Sindicato sedia debate e lançamento do livro “Governar na crise. Um olhar sobre o governo Tarso Genro (2011-2014)”, na quinta, dia 19

Com um debate sobre a experiência de governar um estado em crise financeira na contramão da receita de austeridade fiscal, o jornalista e escritor Marco Weissheimer estará lançando sua obra “Governar na crise. Um olhar sobre o governo Tarso Genro (2011-2014)”, no Auditório do SindBancários a partir das 18h30 da quinta-feira, 19/01. O laançamento, da Editora Libretos, terá as presenças do autor, Marco Weissheimer e de Céli Pinto (Professora Titular do Departamento de História da UFRGS). O ex-governador Tarso Genro também estará presente e fará um comentário ao debate.

Aposta no crescimento

O livro pretende apresentar um relato sobre a experiência de um governo no Rio Grande do Sul em um cenário de crescente subordinação da política ao mundo financeiro. Com todos os seus limites e insuficiências, o governo Tarso Genro se propôs a enfrentar a crise financeira do Estado com uma receita que navega na contramão do receituário da austeridade fiscal: apostar no crescimento da economia e no fortalecimento das funções públicas do Estado como caminho para enfrentar a crise financeira e as desigualdades sociais.

O objetivo da obra”, relata Weissheimer, não é fazer uma apologia dos feitos de um governo, mas apresentar uma escolha diferente daquela que, por exemplo, governa o Rio Grande do Sul hoje e reduz o Estado a um nível de extrema precariedade como receita para enfrentar a crise.

O conceito de governar

Uma das principais questões levantadas é: o ato de governar pode ser resumido a uma dimensão meramente contábil, que coloca a busca do déficit zero como objetivo principal, ou essa escolha é contraditória com o próprio conceito de governar?

Confira

Debate e lançamento do livro: “Governar na crise. Um olhar sobre o governo Tarso Genro (2011-2014) – Editora Libretos 2017

Data: 19 de janeiro, 5ª feira

Hora: 18h30