Engajado historicamente na luta pela cidadania e pela igualdade racial, o SindBancários mais uma vez está sediando seu espaço e disponibilidade para atividades da Semana da Consciência Negra. Além da mostra fotográfica “Reflexo das Raízes Africanas”, de Paulo Correa, que exibem 33 fotos retratando aspectos da vida e cultura da população negra de Porto Alegre e do estado, o Sindicato vai trazer apresentações musicais, palestras e a estreia nacional do filme “Menino 23”, na sala do CineBancários.
Confira a programação de atividades da Semana da Consciência Negra em Porto Alegre, do dia 14 ao dia 20 – data da morte do grande líder Zumbi dos Palmares, que caiu defendendo seu povo em 1695, no Quilombo dos Palmares, hoje estado de Alagoas. A Semana da Consciência Negra é uma parceria entre o Coletivo Étnico de Combate ao Racismo do SindBancários e o Coletivo de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Cpers/Sindicato.
Programação
14/11 –Segunda-feira – 18:00 hs – Palestra e debate sobre “Saúde dos afro- descendentes” – sede do Cpers/Sindicato (Av. Alberto Bins, 480, Centro Histórico de Porto Alegre).
16/11 – Quarta-feira – as 18:00hs Palestra do coordenador do Movimento Quilombista, Mestre Pernambuco, no Auditório do SindBancários.
16/11 – 19:30 – Apresentação musical: “Contando a Verdade, Cantando a História”. Dentro do mesmo evento, haverá o Lançamento de CDs, com as músicas da apresentação. – Salão de Eventos do SindBancários.
17/11 – Quinta Feira – 19:00 – Estreia Nacional do filme “Menino 23” na Sala de Cinema do CineBancários, seguida de “Cinedebate”.
18/11 – Das 10:00 hs às 16:00 hs – Apresentação de esquetes teatrais em agências dos bancos BB, CEF, Banrisul, Itaú, Bradesco e Santander, sobre a “Invisibilidade Negra no Ramo Financeiro”.
18/11 – 18:00 hs – Debate, com duração de 3 horas sobre “A Evolução do Samba e do Carnaval a Partir da Ancestralidade da Religião de Matriz Africana” – sede da Fetrafi-RS (Rua Fernando Machado, 820, Centro Histórico de Porto Alegre)
18/11 – 21:00 hs – Roda de Samba com Leandro de Menor (compositor e Sambista / Quintal do Pagodinho) – duração 1:30 hs. Ainda está prevista no horária a realização de Oficina de Confecção de Indumentária Afro. Também na sede da Fetrafi-RS.
Conscientização
Para o sindicalista e diretor da Fetrafi-RS, Edison Moura, organizador da Semana da Consciência Negra do Sindicato, juntamente com os colegas Ísis Marques, Carmem Lucia Guedes e Guaracy Gonçalves, estas manifestações políticas e culturais “visam romper com o paradigma da vitimização”. Na sua visão, “a atual exposição de fotos do Paulo Correa e as demais manifestações são exemplos da exaltação da importância do povo negro e da necessidade de expandir a sua conscientização social”, completa.