Objetivo é assegurar teletrabalho com registro de ponto eletrônico, banco de horas e flexibilidades de horário previstas no ACT
Uma nova negociação foi realizada, nessa terça-feira (25/7), entre o SindBancários e o Badesul, na sede do banco. Os dirigentes do Sindicato reiteraram pontos já discutidos anteriormente com os negociadores da instituição e apresentaram uma proposta para contemplar as necessidades dos trabalhadores do banco.
O SindBancários solicitou que o Badesul defina um prazo para implantação de um novo sistema de controle de jornada, a fim de assegurar o teletrabalho com registro de ponto eletrônico, banco de horas e flexibilidades de horário previstas no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
O presidente Luciano Fetzner ressaltou que a expectativa é que seja possível entrar em consenso com o banco sobre essa e outras pautas que constam no ACT. “Esperamos que todos os pontos previstos no ACT sejam resolvidos até o prazo final do acordo, em setembro de 2024”, disse.
A diretora Ana Guimaraens comentou sobre as especificidades do Badesul no que se refere ao horário de trabalho. “Normalmente as empresas adotam o mesmo horário para trabalho presencial e remoto, o que não ocorre no banco. É um desafio fazer o controle do ponto eletrônico com horário flexível”, afirmou.
Com o desenvolvimento do novo sistema, será possível manter o teletrabalho com suas flexibilidades e garantir um banco de horas que dê segurança aos trabalhadores de que serão remunerados devidamente pelas horas extras.
O Sindicato salientou a necessidade de bloqueio do sistema fora do horário de trabalho, para evitar que os trabalhadores, especialmente gestores, enviem e respondam mensagens fora do expediente. Até que o novo sistema seja desenvolvido, será preciso uma mediação para avaliar como efetuar esse controle.
Na reunião foram apresentados ainda outros três pontos para negociação que estão em aberto: definição do prazo de 30 dias para mudança de regime; mínimo de 48h para convocação de reuniões presenciais; desconto proporcional do vale transporte para quem estiver em regime híbrido.
Os negociadores do banco se comprometeram a levar as pautas para discussão na próxima reunião de diretoria e dar um retorno para o Sindicato posteriormente.
Imprensa SindBancários