SindBancários recuperou R$ 38 milhões na Justiça, para associados, somente em 2018

Todo o trabalho de apoio, defesa do emprego, direitos e salário digno da categoria bancária, desempenhado historicamente pelo SindBancários de Porto Alegre e Região, muitas vezes também termina se refletindo em benefícios financeiros diretos aos associados.

“Nosso departamento jurídico, em convênio com escritórios especializados, já obteve na Justiça, ao longo do tempo, muitos recursos devidos aos bancários”, destaca o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

“Apenas no ano de 2018, em oito processos coletivos e cerca de 230 individuais, conseguimos receber e repassar aos empregados destes bancos mais de R$ 38 milhões”, acrescenta a diretora do Jurídico do Sindicato, Geovana Freitas.

Ações coletivas

Em 2018, o Banco do Brasil foi a instituição que, através de ações do Sindicato, teve mais processos coletivos julgados pela Justiça – em número de cinco – com resultados favoráveis aos funcionários sindicalizados.

Em fevereiro foi pago o processo sobre Anuênios III. Em abril, o relativo a 7a e 8a Horas Extras para Auxiliar Administrativo. Em outubro, mais uma ação para funcionários do BB, esta para 7a e 8a horas extras para Assistente de Operações/Assistente A. Em outubro, 7a e 8a horas para Auxiliar Administrativo e, no mês de dezembro, o pagamento referente a Horas Extras para Auxiliar de Operações/Assistente B.

Também no ano passado, outros processos coletivos encaminhados pela assessoria jurídica do Sindicato obtiveram aceitação da Justiça. Foram contra o Bradesco (Integração da Gratificação Semestral no 13º), contra o Banco AJ Renner (Divisor HE) e contra o Banrisul (Integração das HE pagas na GS). Somando-se os resultados dos oito processos movidos em 2018 contra os quatro bancos, chegou-se a um total de R$ 18. 133. 244, 97.

Ações individuais

Além dos processos coletivos, a assessoria do Sindicato também apoiou e encaminhou juridicamente ações individuais movidas por 230 bancários associados. O resultado chegou a um total aproximado de R$ 20 milhões à categoria, durante o ano de 2018.

Assessoria especializada

Giovana Freitas também lembra que o Sindicato atua através de vários escritórios de advocacia especializados em diferentes ramos jurídicos – trabalhista, acidentário, previdenciário, economiário e tributário – à disposição dos bancários sindicalizados.

( Confira no link : https://www.sindbancarios.org.br/index.php/juridico/escritorios-conveniados/ )

Ações coletivas e assessoria jurídica são benefício ao sócio

Se você ainda não faz parte do SindBancários, não esqueça: ter uma ampla assessoria jurídica especializada na defesa da categorias, integrar as ações indenizatórias e ter ainda apoio específico na hora de enfrentar outras questões (como perseguição profissional, casos de adoecimento, assedio e outros) são algumas das grandes vantagens de ser sindicalizado. Venha também para o Sindicato.