Sindicato participa de dia de luta em defesa dos empregos dos bancários

Contraf-CUT lançou a campanha #BancoParaTodos para denunciar problemas causados pelo fechamento de agências

Nesta quarta-feira (28) foi realizado em todo o país o dia de luta em defesa dos empregos dos bancários e bancárias. O SindBancários Porto Alegre e Região participou da mobilização, com dirigentes visitando agências para conversar com os trabalhadores e distribuir material informativo.

Pela manhã, ocorreu um tuitaço, como parte do lançamento da campanha #BancoParaTodos, da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que visa denunciar os problemas causados pelo fechamento de agências bancárias.

O secretário-executivo do SindBancários, Luiz Cassemiro, reforça que a luta por melhores condições de trabalho para a categoria é permanente. Entre as reivindicações do movimento sindical estão ainda a contratação de novos funcionários para atendimento da população e a abertura de mais agências. “Os bancos fecham agências, dificultando o acesso dos clientes e da população ao serviço bancário, elevando o número de clientes para os colegas atenderem, aumentando significativamente as metas. Isso tem gerado um grande índice de adoecimento na categoria. Precisamos de um sistema financeiro mais justo e inclusivo, e precisamos de bancos para todos”, defendeu.

Conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 42% dos municípios brasileiros não possuem nenhuma agência bancária. E, em 7% dessas cidades, não há qualquer tipo de atendimento bancário.

Atualmente, o Brasil conta com 7.216 agências, o menor número desde 2007, quando o Banco Central começou a registrar esses dados. E a situação está se agravando, pois somente no ano de 2022 foram fechadas 428 unidades.