Sindicato oferece filme infantil e lanche para crianças da Ocupação Lanceiros Negros

Um grupo de crianças de três a 11 anos de idade, que moram com seus pais ou responsáveis na Ocupação Lanceiros Negros, na esquina das ruas Andrade Neves e General Câmara, Centro Histórico de Porto Alegre, curtiu um programa divertido e muito raro para eles, na tarde desta segunda-feira, 22/02. Acompanhados da estudante Ariane dos Reis, bolsista de Administração Pública na Ufrgs e também moradora do casarão abandonado pelo poder público e hoje ocupado por famílias carentes, os meninos e meninas puderam assistir a comédia infantil “Divertidamente”, de Walt Disney, no CineBancários.

“Um programa como esse, oferecido pelo Sindicato dos Bancários, é maravilhoso para essas crianças”, diz Ariane. “Os pais estão trabalhando, e como a creche na Ocupação está fechada neste período de férias, é uma oportunidade ótima para eles”, completa a estudante.

DSC_0198cinemaDivertidamente1corteweb

Após assistirem o filme – que trata dos problemas da garota Riley, de 11 anos, que precisa deixar sua cidade natal para viver em outra região dos Estados Unidos – as crianças comeram um lanche oferecido pelo Sindicato. “Sempre procuramos promover este tipo de ação de cidadania e integração para beneficiar setores mais frágeis da sociedade”, lembra a diretora da Contraf-CUT Carol Costa, do Banrisul.

Ocupação

Desde o dia 14 de novembro de 2015 o prédio – abandonado há mais de dez anos e em processo de deteriorização – voltou a ser iluminado, limpo e ter gente circulando por seus corredores. Hoje, ele abriga 70 famílias, com crianças, adultos, idosos, grávidas, trabalhadores (terceirizados na maioria), que já não tinham onde viver. A luta agora é para que a Ocupação Lanceiros Negros, que tem apoio de diversas entidades da sociedade civil, inclusive do SindBancários, possa se transformar em Casa de Acolhimento e Passagem Lanceiros Negros.