Sindicato lamenta morte de dirigente Banriuslense em SC

Jacir Antônio Zimmer faleceu no sábado em decorrência de complicações da Covid-19

O SindBancários lamenta o falecimento de um dirigente sindical bancário gaúcha, radicado em Santa Catarina, com um histórico dedicação às lutas dos trabalhadores do ramo financeiro. Jacir Antônio Zimmer, dirigente do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região, coordenador da Federação Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Santa Catarina (Fetrafi/SC) e dirigente da CUT/SC, na tarde do sábado, 12/6, em São José.

Natural de Alpestre (RS) e funcionário do Banrisul, Jacir exerceu a presidência do Sindicato dos Bancários de Florianópolis em dois períodos, além de participar ativamente da vida política do estado pelo Partido dos Trabalhadores. Ele não resistiu às complicações da Covid-19.

O diretor de comunicação do SindBancários, funcionário do Banrisul, Gilnei Nunes lembrou do comprometimento e da luta histórica de Jacir em defesa do Banrisul público.

“Jacir era um militante histórico na luta por um Banrisul público. Representante do sindicalismo bancário em Santa Catarina nunca deixou de fazer a boa luta sindical. Jacir foi um colega e um grande parceiro em três décadas como empregado do Banrisul e um militante exemplar numa luta por uma sociedade mais igualitária”, afirmou Gilnei.

Jacir Zimmer foi ao longo de toda vida política um obstinado defensor da classe trabalhadora, sendo referência para o movimento sindical de Santa Catarina e importante liderança nacional, inspirando e conduzindo muitos na luta por uma sociedade mais justa.

Num momento tão difícil como o que vive o nosso país, pela sua dedicação e compromisso com as causas populares, nossa certeza é de que perdemos um companheiro imprescindível.

A Contraf-CUT lançou nota lamentando “a perda do companheiro e deixa toda solidariedade à família e aos amigos”.

O presidente do Presidente do Sintrafi Florianópolis e Região, Cleberson Pacheco Eichholz, conta em texto emocionado a tristeza de perder um amigo para a Covid-19. Leia abaixo a íntegra:

Jacir Antônio Zimmer presente! Nos nossos corações e mentes, ontem, hoje e sempre!

Na manhã gelada deste 13 de junho acordei, peguei meu celular pensando em enviar felicitações pelo aniversário de 60 anos do colega de banco, amigo e parceiro das lutas diárias em defesa da vida e dos direitos dos milhões de trabalhadores que se encontram perdidos e desamparados no caos ao qual estamos submetidos! Porém fui surpreendido com a trágica notícia que ele não está mais entre nós, mais uma vítima da Covid-19!

Estou há algumas horas tentando absorver esta informação, faltam palavras para tentar consolar e amparar aqueles que estão sentindo a dor da perda de tão valoroso cidadão que sempre esteve empenhando em lutar por uma sociedade mais justa!

A cada dia que passa temos reforçada a certeza de que números não são suficientes. Eles não são suficientes para cada indivíduo entender, como sociedade, a profundidade das transformações e do momento trágico que estamos vivendo!

Imagino que muitos amigos, familiares e colegas estejam com a mesma dificuldade para absorver essa informação que estou neste momento, e por isso quero oferecer a todas essas pessoas minha solidariedade e lhe entregar os meus pêsames.

As palavras pouco ou nenhum alívio trazem em momentos de dor como esse, mas sei que existe conforto em saber que os amigos que ficaram mais do que prestar solidariedade irão se empenhar para continuar a trajetória deste guerreiro que nos deixou.

Muita força e fé, aos amigos e familiares pois perante tão definitivo desfecho apenas nos resta aceitar e guardar o amor, as saudades e as memórias de quem partiu, com carinho eterno.

Que tenhamos força para continuar lutando, um fraterno abraço!

Cleberson Pacheco Eichholz

Presidente do Sintrafi Florianópolis e Região