Sindicato convida bancários a participarem da Grande Marcha da Consciência Negra nesta terça-feira, 20/11, no Largo Glênio Peres

O povo negro tem muitas razões para se indignar. Tantas razões que um dia só não é suficiente para cobrir toda a sorte de discriminação que os negros e negras estão expostos num país onde são maioria da população. Apesar de não ser feriado em Porto Alegre, o Dia da Consciência Negra, este 20 de novembro ajuda a dar visibilidade às lutas. Manifestações em diversas cidades do país nesta terça-feira, dia 20, celebram o Dia da Consciência Negra. O Sindicato convida os bancários a se inserirem no movimento que é de todos os trabalhadores também. Nesta terça-feira, 20/11, vamos todos os bancários participarem, a partir das 17h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, da Grande Marcha Zumbi Dandara 2018.

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil, no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta contra a escravidão e o genocídio que sofriam os brasileiros de raça negra. “Hoje as lutas do povo negro, sem prescindir de sua especificidade, estão combinadas às lutas gerais do povo e dos trabalhadores brasileiros. É imprescindível somar esforços aos movimentos do campo democrático e popular em defesa de uma sociedade mais justa e mais fraterna voltada para a resolução dos problemas nacionais e para a promoção social das classes populares”, diz o diretor do SindBancários, Guaracy Padilla Gonçalves, que também faz parte do Coletivo de Igualdade Racial.

Este ano, Grande Marcha Zumbi Dandara 2018 vai homenagear dois ícones recentes da cultura negra. A vereadora Marielle Franco foi morta a tiros em 14 de março passado no Rio de Janeiro. Já o mestre Moa do Katendê morreu após ser esfaqueado foi esfaqueado por um eleitor de Jair Bolsonaro durante discussão em um bar, em Salvador, na madrugada seguinte (8/10) ao primeiro turno das eleições.

Consciência Negra: os desafios contra o retrocesso

O Dia Nacional da Consciência Negra este ano tem uma importância singular. Nunca foi fácil para a comunidade negra lutar por seus direitos e emancipação e por uma sociedade justa, sem qualquer forma de discriminação. Desde Zumbi dos Palmares, um dos pioneiros da resistência contra a escravidão, passando por João Cândido, que liderou a revolta contra o uso da chibata como forma de castigo, na Marinha, o movimento negro ainda hoje enfrenta uma sociedade profundamente racista e desigual. Ao longo dessa jornada, foram conquistados avanços importantes, como as políticas afirmativas instituídas pelo presidente Lula, reparando uma dívida social histórica do processo civilizatório brasileiro através das cotas e de programas socais que estimulam a ascensão social e ampliam as oportunidades. Mas, há um projeto que quer colocar tudo a perder.

Este ano, o mês da Consciência Negra coloca a sociedade diante de um grande desafio: enfrentar o maior retrocesso desde o início do século XX. Um discurso e o projeto, que teve a maioria dos votos válidos dos brasileiros, desmitifica de vez a ideia de “democracia racial” e explicita que a sociedade brasileira é extremante conservadora e preconceituosa.

Para Almir Aguiar, secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, “é inaceitável discursos como a do vice-presidente da República eleito, o general Hamilton Mourão, de que nós brasileiros, herdamos “a indolência (preguiça) do índio” e a “malandragem“ do negro e a patética declaração do presidente eleito, Jair Bolsonaro, se referindo a comunidade quilombola com a insinuação de que a medida de peso para os negros é a ‘arrouba’”, afirmou.

Não são frases soltas, mas é um discurso político e ideológico que precede práticas de um governo que representa as oligarquias mais atrasadas, mesquinhas e preconceituosas. O ataque às cotas raciais são parte deste projeto que tenta impor um retrocesso sem precedentes no Brasil moderno. Não vamos permitir. O atraso não vai triunfar”, completou.

Números da desigualdade

Os negros representam 64% da população carcerária e apenas 12,8% dos estudantes de nível superior. Nos últimos dez anos, os assassinatos de mulheres brancas caíram 8%, enquanto entre as negras aumentaram 15,4%. “Com a política de recrudescimento da ação policial, proposta pelos vencedores das eleições deste ano, o banho de sangue certamente atingirá ainda mais e em cheio, os pobres, em sua maioria negros. Se hoje, em cada dez pessoas assassinadas no Brasil, sete são negras, que dirá com a concretização Da política de extermínio”, comentou o secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT.

Nosso desafio é reorganizar e fortalecer a resistência ao aprofundamento da opressão e da espoliação no Brasil. Enfrentar o ranço de uma elite mesquinha, egoísta, ranzinza e racista. Não basta derrotar o retrocesso vigente. É preciso retomar o sonho de uma nação justa, com oportunidades para todos, sem qualquer forma de preconceito e discriminação. E já provamos que isto é perfeitamente possível. Só depende de nós!”, exclamou.

Fonte: Contraf-CUT