Sindicato cobra fim do Agiliza da Caixa

Entidade entende que modelo fragiliza a segurança dos trabalhadores

Dirigentes do SindBancários e da Fetrafi-RS visitaram, nesta sexta-feira (26), agências da Caixa em Porto Alegre e Alvorada que ainda contam com o Agiliza. As entidades defendem o fim do modelo, por entenderem que fragiliza a segurança dos trabalhadores e clientes. Nas visitas, os representantes sindicais ouviram os trabalhadores e conversaram com gerentes sobre o atendimento realizado pelo Agiliza nas unidades. 

Eles receberam novos relatos de situações de risco enfrentadas pelos bancários, como ameaças e agressões. Na maior parte das agências, o Agiliza fica nas salas de auto atendimento, antes das portas giratórias, o que deixa os trabalhadores expostos a riscos.

A diretora Jurídica do Sindicato, Simoni Medeiros, alega que o trabalho do bancário já é uma atividade de risco, como foi reconhecido inclusive em ações judiciais. “Não precisamos expor os empregados a mais riscos. O bancário deve trabalhar na agência após a porta de segurança, onde há vigilantes, não na sala de auto atendimento, sem qualquer proteção”, afirma.

 

O secretário executivo do SindBancários, Jailson Prodes, explica que “o Sindicato defende um ambiente de trabalho mais tranquilo e seguro para a categoria, que não seja um local de sofrimento e insegurança para os colegas”.

Para a diretora da Fetrafi-RS, Sabrina Muniz, os atendimentos devem ocorrer em um espaço seguro para os bancários e para os clientes “Tivemos um avanço com a redução das agências que operam com o Agiliza, porém não ficaremos tranquilos enquanto a Caixa insistir nesse modelo de atendimento que fragiliza a segurança de todos”, comentou.

Na semana passada, dirigentes se reuniram com representantes da Caixa, quando cobraram o fim do Agiliza, entre outras pautas de interesse da categoria. Implementado pela Caixa em 2022, inicialmente o modelo contemplava mais de 20 agências na base do SindBancários. Com a pressão feita pelas entidades, o número já reduziu para oito, metade atuando de forma contínua e metade intermitente. O Sindicato e a Fetrafi-RS entendem que a melhoria no atendimento só ocorrerá de forma efetiva com novas contratações por parte da Caixa.

 

 

Confira mais matérias sobre o Agiliza:

Após pressão do movimento sindical, Caixa sinaliza providências para atenuar problemas do Agiliza

Sindicato pede fim do programa Agiliza em protesto na Superintendência da Caixa

SindBancários exige imediata suspensão do Agiliza

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias