Sindicato assina convênio com o histórico Teatro de Arena de Porto Alegre

Depois de um ano de muitas restrições, em função do corte de recursos do governo do estado, o histórico Teatro de Arena de Porto Alegre, fundado em 1967 no porão de um prédio na escadaria da Avenida Borges de Medeiros, e palco de grandes espetáculos teatrais e de música, agora passa a ter melhores condições de sobrevivência e trabalho. Neste sentido, foi assinado nesta terça-feira, 10/11, convênio entre o SindBancários e a Associação dos Amigos do Teatro de Arena. “Com esta parceria, a categoria dos bancários ganha mais um espaço de formação, cultura e conscientização, num dos palcos mais tradicionais do Rio Grande do Sul desde os tempos da resistência à ditadura”, afirmou o presidente do Sindicato, Everton Gimenis.

Para Hamilton Dias Braga, presidente da Associação e um dos fundadores do teatro, 48 anos atrás, o convênio com o SindBancários têm mão dupla, como um palco de cultura à disposição dos bancários e como fortalecimento das atividades culturais do estado. “Estávamos sediando uma média de 30 espetáculos musicais e teatrais por ano”, relata ele. “Mas neste 2015, com a redução de verbas estaduais, o Arena chegou a ficar cerca de quatro meses sem atividade, e até agora não passamos de nove espetáculos realizados este ano”, enumera Braga. “Este convênio com o Sindicato agrega mais condições de realização ao nosso espaço”.

Peça dos bancários

Conforme o diretor sindical Vitor da Silva Moreira, que organiza uma oficina de teatro e música na sede do Sindicato, a assinatura do convênio amplia as atividades culturais da categoria. “Até o final deste ano, o grupo de colegas que participa da oficina deverá apresentar uma peça baseada na obra do escritor inglês Charles Dickens, em pleno Teatro de Arena, com direção do ator João França”, relata Vitor.

Festival de Música

Também os vencedores do Festival de Música dos Bancários terão uma data para mostrarem suas canções no palco do histórico teatro da escadaria da Avenida Borges, no Centro de Porto Alegre, segundo o diretor sindical e coordenador do evento, Fabio Dellanhese.