Sindicato acolhe Fórum Social das Resistências

Evento internacional de cidadania, trabalho e meio ambiente ocupará espaços da nossa entidade, no dia 22 de janeiro

Sempre presente nas iniciativas de resistência e cidadania que historicamente movimentam Porto Alegre, o SindBancários mais uma vez cede espaços de nossa sede e participa através de seus diretores do Fórum Social das Resistências, que inicia no dia 21 e estende-se até o sábado, 24/01. Na quarta-feira, 22, no Auditório Olívio Dutra da Casa dos bancários, será realizada a partir das 9h uma mesa-redonda sobre “Trabalho, Saúde, Seguridade Social e Previdência”. O evento terá a presença de representantes do Conselho Nacional de Saúde, CUT, CTB, FSM Saúde e Seguridade Social e do Sindisprevi.

A Casa dos Bancários, localizada na rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre, será o local em que os participantes poderão realizar suas inscrições, o pagamento de R$ 20 pela participação e a retirada de materiais.

FSM

“Como diz o lema do Fórum Social Mundial, que nasceu aqui em Porto Alegre em 2001, a gente acredita sim que um outro mundo é possível e temos que ajudar a construí-lo”, diz o presidente do SindBancários. “Nossa cidade já foi um polo mundial de debate e experimentação da cidadania e de causas como a defesa do meio ambiente junto com as lutas sociais por igualdade, defesa das etnias, contra o racismo, o machismo, respeito e cidadania plena para mulheres, minorias e direitos humanos”, recordou Everton Gimenis. “Por isso recebemos com satisfação e orgulho em nossa entidade de classe os encontros do Fórum Social das Resistências”.

Saúde e Meio Ambiente

Além do debate sobre Saúde e Seguridade Social, na quarta, 22/01, no mesmo dia o Sindicato também dá espaço à Plenária Nacional de Saúde às 14h, com os mesmos participantes. Mais tarde, às 17h, será a vez de discutir um tema muito presente e preocupante para os moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana: “Mineração e alterações do Código Estadual do Meio Ambiente”.

Segundo a diretora do SindBancários, Ana Guimaraens, as questões ambientais merecem cada vez mais atenção de todas as sociedades. “Mas, aqui no estado, agora convivemos com a ameaça concreta de abertura de uma gigantesca mina de carvão a céu aberto na Região Metropolitana, que poderá poluir o ar e as águas do Lago Guaíba, afetando uma enorme população, além de desalojar pequenos agricultores, assentados e aldeias indígenas”, relata ela.

Também às 17h do dia 22 será realizada no SindBancários a mesa-redonda “Em defesa dos sistemas públicos e universais de saúde”, além do lançamento da Revista Saúde em Debate, pelo CNS e Ceres.

Confira aqui a programação completa do evento.