Sindicato abre vagas para curso de paternidade responsável

Parceria com a Cabergs reserva 10 vagas para casais de bancos privados se preparem para o bebê e para usufruir licenças paternidade e maternidade

Bancários de bancos privados que estejam “grávidos” ou que esteja em processo de adoção em sua relação homoafetiva, já podem reivindicar licença-paternidade de 20 dias. Mas antes precisam passar por um curso de paternidade responsável. O SindBancários firmou parceria com a Cabergs e conseguiu 10 vagas para colegas de bancos privados. Atenção! Os colegas do Banrisul devem procurar a Cabergs diretamente para realizar o curso.

Os colegas de bancos privados podem fazer sua reserva de inscrição com a diretoria de Saúde do Sindicato. É preciso procurar logo a inscrição porque as vagas são limitadas a 10 casais.

O Programa de Orientação à Gestação da Cabergs organizou o curso em cinco módulos.

Os encontros começam na segunda-feira, 18/3 e vão até a terça-feira, 26/3, sempre com aulas das 14h às 17h. O cronograma pode ser alterado.

Como me inscrevo

> Mande e-mail para a assessora de Saúde, Jaceia Netz ([email protected]) ou ligue para 3433-1200 e peça para falar com a diretoria de saúde. Não esqueça que o curso é para o casal.

Módulos do curso

> Segunda-feira, 18/3

14h: Abertura e entrega de material

15h: O que levar para a maternidade. Técnica responsável: Analista de gestão Ana Michelle Torres

15h45: Planos de Assistência Médica da Cabergs. Técnica responsável: assistente social Juliana Bortolini

16h30: Licenças maternidade e paternidade. Técnico responsável analista Palmer Silva / Gestão de Pessoas Banrisul

> Terça-feira, 19/3

14h: Orientação sobre parto normal, parto cesáreo e pós-parto. Técnica responsável: Psicóloga Fabíola Corrêa Alba

15h30: Paternidade responsável: cuidado e compromisso. Técnico responsável: Psicóloga Fabíola Corrêa Alba.

> Quinta-feira, 21/3

14h: Alimentação do gestante e lactante, orientações e incentivo ao aleitamento materno. Técnico responsável: Nutricionista Cristine Santarém.

15h45: Aleitamento materno e técnicas de amamentação. Técnica responsável: Analista de gestão Ana Michelle Torres.

> Segunda-feira, 25/3

14h: Cuidados domiciliares com o bebê / arrumando a mala para a maternidade. Técnica responsável: Analista de gestão Ana Michelle Torres.

16h: Relato de experiência: Os primeiros meses do bebê.

> Terça-feira, 26/3

14h: Aspectos emocionais na gestação. Técnica responsável: Técnico responsável: Psicóloga Fabíola Corrêa Alba.

15h30: Calendário Nacional de Imunização – para a mamãe e para o bebê. Técnica responsável: Analista de gestão Ana Michelle Torres.

17h: Avaliação final.

Entenda a licença paternidade

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta a licença-paternidade de cinco para 20 dias em 8 de março de 2016. A Lei 13.257/2016, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância, estabeleceu a licença paternidade para os empregados de empresas que participam do Programa Empresa Cidadã. A licença-paternidade passou de cinco para 20 dias.

Uma conquista para os bancários

A conquista da Campanha Nacional Unificada dos bancários no ano passado está prevista na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Os bancos se comprometem a fazer parte do Programa Empresa Cidadã. O direito está atrelado à renovação pelo governo federal do programa Empresa Cidadã – responsável pela renúncia fiscal dos dias a mais nessas licenças.

Fonte: Imprensa SindBancários