SindBancários tem duas delegadas eleitas à Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

A volta da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher, extinta pelo governo Sartori, foi uma das principais moções aprovadas durante a V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada no Centro de Treinamento do Banrisul na Estrada da Serraria, em Porto Alegre, nos último fim de semana (dias 07 e 08/11). O evento teve a participação de aproximadamente 1.200 mulheres, incluindo as diretoras do SinbdBancários Catia Cilene Nobre Nunes e Carmem Lúcia Guedes.

Elas foram eleitas entre 120 delegadas que participarão da Conferência Nacional, a se realizar em Brasília, em março, nos dias 15 a 18, reunindo representantes de entidades da sociedade civil, movimentos sociais e de órgãos governamentais, municipais ou estaduais.

Principais moções aprovadas

Além da volta da SPM em nível estadual (hoje, um departamento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos), entre as dezenas de moções discutidas e aprovadas durante o encontro do fim de semana estão a retomada do status de ministério pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e a rejeição à PL 5069.

Este projeto de lei, de autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB), envolvido em acusações de corrupção pela Operação Lava Jato, impede que as mulheres vítimas de estupro recebam orientação para evitar gravidez indesejada fruto de uma violência sexual.