SindBancários sedia Aula-Show sobre Lei Áurea com grupo musical quilombista na sexta-feira, 12/5

Se você acha que o dia 13 de maio de 1888 representou o fim da Escravidão com a assinatura da Princesa Isabel da Lei Áurea, te damos um conselho. Venha na sexta-feira, 12/5, aprender um pouco mais sobre os efeitos da segregação racial brasileira sobre o povo negro 129 anos do que chamamos de liberdade ao povo negro. Mas venha disposto a cantar e dançar junto com o Grupo Temático Pedagógico Ponto Z, a partir das 18h30, no Salão de Festas da Casa dos Bancários, e compreender um pouco mais no Projeto “Contando a verdade, Cantando a história” a versão da história que o Quilombo Político Acotirene tem para contar e cantar.

Trata-se de uma Aula-Show, com 22 músicas e textos, orientada por uma metodologia pedagógica que mira a dinâmica metodológica interativa e informal. Um dos autores das letras e integrante do Grupo é Mestre Pernambuco. Ele é o professor de História Waldemar Moura Lima, um ativista social e quilombista. A Aula-Show foi organizada pelo Coletivo de Igualdade Racial do SindBancários e também terá o lançamento do CD do Grupo Temático Pedagógico Ponto Z.

O diretor da Fetrafi-RS, Edison Moura, classificou de “imperdível” a aula-show da próxima sexta-feira, 12/5. “O Mestre Pernambuco tem uma formação política muito sólida e é um professor de história que não apenas conta uma versão do povo negro sobre a sua própria história. Ele reivindica uma forma de organização social que tem na ética e na filosofia dos quilombos um exemplo de paz, unidade e respeito aos direitos humanos”, explica o diretor Edison.

A entrada é franca.

Aula- Show e lançamento de CD

“Contando a verdade, Cantando a história”

Grupo Temático Pedagógico Ponto Z

Sexta-feira, 12 de maio, 18h30

Salão de Festas  da Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

 Programa da aula show musicada

  1. Paródia com os hinos do Grêmio e do Internacional.
  2. Música: GRUPO TEMÁTICO PONTO Z. A letra diz quem é o Grupo Temático Pedagógico Ponto Z (Z de Zumbi) e qual sua proposta Cultural Educativa.
  3. Música: MEU JEITO DE SAMBA. Dizemos do nosso compromisso com a verdade Histórica através da Cultura Popular.
  4. Canto Gregoriano: OBRIGADO DEUS! Agradecimento a Deus por vivenciarmos este momento de aprendizagem Coletiva.
  5. Texto: Informando à plateia a dinâmica metodológica, interativa e informal, da Aula Show.
  6. Música: AFRICANIDADE. O Continente Africano é berço da humanidade.
  7. Música: LOUVAÇÃO À ÁFRICA. Os Negros formadores da diáspora Africana, indo ao encontro dos reais valores das suas ancestralidades. Recordando as grandes civilizações do Continente Africano antes da chegada dos dominadores Europeus.
  8. Texto explicando como e porque os conquistadores Europeus conseguiram destruir os grandes Impérios existentes no Continente Africano.
  9. FRAGMENTOS DO POEMA NAVIO NEGREIRO, de Castro Alves. Salientamos, aqui, a chegada dos escravizados ao Brasil e os martírios infligidos nos Navios Negreiros, ou Navios Tumbeiros, como ficaram registrados nos Anais da História.
  10. Música: CASTRO ALVES. Saudamos o poeta Castro Alves como porta voz dos escravizados e ferrenho defensor da extinção do Regime escravocrata, um baluarte na defesa da libertação dos negros escravizados.
  11. Música: QUILOMBOS URBANOS. Lembramos os milhares de Quilombos existentes à época do Brasil Colonial e Imperial. Enfatizamos a importância dos Quilombos Palmarinos e fazemos uma conotação entre os Quilombos do passado e os do presente, caracterizados nas Casas de Religião de Matrizes Africana, nas Escolas de Samba, nos Grupos de Capoeira, nos Grupos de Hip Hop e Pagode, existentes, hoje, nas periferias das grandes Metrópoles.
  12. Música: CONFIDÊNCIAS DAS NEGRAS MINAS. Dizemos quem são as Negras Minas e como elas nos passaram, através da oralidade, outra versão da História do Oficial do Brasil, nos alertando para os equívocos e erros contados, pelos professores, ainda hoje, nos bancos escolares.
  13. Música: TRAIÇÃO DE PORONGOS. Contamos e cantamos os fatos ocorridos na Guerra Farroupilha envolvendo os Infantes e os Lanceiros Negros, os quais que foram traídos pelo seu Comandante, o General David Canabarro e chacinados nesta emboscada.
  14. Música: VOZES DOS VENTOS. Afirmamos que o sacrifício dos Infantes e Lanceiros Negros, traídos e mortos neste holocausto, não foi em vão. Que seus feitos são passados, de geração em geração, através da Cultura Popular e nas vozes dos ventos;
  15. Música: CRIATÓRIO. Esta música é um libelo contra uma das violências mais drástica sofrida pelas negras, jovens, escravizadas. Elas, nos CRIATÓRIOS, ou FAZENDAS DE REPRODUÇÃO, eram mantidas como matrizes. Estratégia usada pelos senhores da Casa Grande, para repor o estoque de negro no tenebroso comércio da carne humana.
  16. Música: LEI DO VENTRE LIVRE. Demonstramos que esta Lei é protelatória, pois a criança nascida do Ventre Escravo, só poderia ser alforriada, após completar 21 anos de idade.
  17. Música: LEI DO SEXAGENÁRIO. Esta lei foi usada, como subterfúgio pelos Senhores ESCRAVOCRÁTAS, para se livrarem e (“libertarem”) negros e negras que, por severos castigos, doenças, ou impossibilidade física, não pudessem mais produzir, não pudessem mais trabalhar na lavoura, nos canaviais, nas minas de ouro e diamante.
  18. Música; 100 ANOS DA ABOLIÇÃO. Este samba-enredo foi cantado na Av. Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, pela Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no ano do Centenário da Abolição e questionava: SERÁ QUE JÁ RAIOU A LIBERDADE?
  19. Música: 13 DE MAIO, NÃO! Denunciamos a farsa que define o dia 13 de maio como o dia libertação da Comunidade Negra do Brasil.
  20. Música: LEI DA TERRA. Impedidos, pela Lei da Terra, de possuírem terras, aos negros coube como herança, construir favelas.
  21. Música: CANTO DE AMOR A ZUMBI.

                               Término da Aula Show Musicada.

Da forma que iniciamos o Show Musical, HOMENAGEANDO  Zumbi dos Palmares, encerramos nossa Aula Show Musicada: CONTANDO A VERDADE, CANTANDO A HISTÓRIA, louvando o grande Ganga Zumbi dos Palmares.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER