SindBancários se reúne com novo vice-presidente do BRDE, Odacir Klein

O SindBancários se reuniu no final da manhã desta sexta-feira, 12/6, com o novo vice-presidente e diretor de Acompanhamento de Recuperação de Crédito do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein, na sede da instituição, em Porto Alegre. Ele é um dos dois representantes do Rio Grande do Sul, que integram a nova direção e foram empossados no último dia 2, em solenidade no Palácio Piratini. O outro gaúcho no BRDE é novo diretor de Planejamento, Luiz Correa Noronha.

Estiveram presentes pelo SindBancários os diretores Paulo Roberto Stekel e Ademir Wiederkehr. Também participou o funcionário do BRDE e diretor da Fetrafi-RS, Ottoniel da Rocha (Toni).

Os dirigentes sindicais destacaram a importância da continuidade do processo de diálogo e negociação coletiva no BRDE. “Temos apresentado pautas de reivindicações específicas nos últimos anos, o que já garantiu avanços para os empregados, como a assinatura de acordos aditivos à convenção coletiva dos bancários, mas ainda há muitas demandas pendentes que precisam ser atendidas como forma de valorizar o trabalho dos funcionários”, ressaltou Stekel.

Entre as principais reivindicações se encontram a extensão do plano de saúde para os aposentados do RP2 e a manutenção do plano odontológico para todos os aposentados, dentre outras. “Trata-se de questões importantes para a saúde dos aposentados, no momento de suas vidas em que mais precisam de assistência. Embora venham sendo negociadas há vários anos, ainda não foram atendidas pelo banco”, frisou Ademir.

Odacir, ex-presidente do Banrisul, disse que está aberto ao diálogo com o movimento sindical, assim como Noronha, e afirmou que espera contribuir para a busca de soluções ao longo do mandato. “O primeiro encontro com o novo diretor do Rio Grande do Sul no BRDE foi positivo”, avaliou Toni.

Em breve, o SindBancários iniciará os debates para a construção da pauta de reivindicações da categoria, bem como a pauta específica dos funcionários do BRDE. “Além de definir o que vamos discutir na mesa de negociações, precisamos construir um calendário de mobilizações. Sem pressão, o feijão não engrossa o caldo”, conclui Stekel.