SindBancários recebe visita de jovens de projeto social do bairro Bom Jesus

Grupo de 12 adolescentes integra o projeto "Colorindo o bairro", da Associação Famílias em Solidariedade (AFASO)

O SindBancários recebeu, nesta sexta-feira (25), a visita de um grupo de jovens atendidos pela Associação Famílias em Solidariedade (AFASO), de Porto Alegre. Os 12 adolescentes fazem parte do projeto “Colorindo o bairro”, de artes visuais urbanas, oferecido a jovens da periferia, moradores da comunidade da Bom Jesus, onde a entidade está localizada.

Junto com monitores, os adolescentes percorreram espaços culturais da região Central no dia de hoje. No Sindicato, fizeram uma visita guiada com Raposu Ruas, artista não-binárie responsável pela exposição “Auto-processos de animalização: uma subjetividade vulpina”, que segue no SindBancários até 27 de setembro. 

Os diretores da pasta de Diversidade e Combate ao Racismo, Sandro Rodrigues e Ernesto dos Santos, também acompanharam o grupo na visita à Casa dos Bancários. Os jovens foram presenteados com o livro “SindBancários, uma história de luta – em quadrinhos”, que traz de forma ilustrada as principais mobilizações da entidade no período de 1964 a 2014. Eles também conheceram os espaços da sede, como cinema, biblioteca, auditório e estúdio.

“Mostramos um pouco da estrutura do sindicato e falamos sobre nossa trajetória nesses 90 anos, das nossas lutas. É muito positivo isso pra nós e convidamos outras associações, outras entidades, escolas que quiserem conhecer o sindicato, estamos de portas abertas. O SindBancários é de todos, todas e todes”, falou Sandro.

“É importante espraiarmos o que é o Sindicato para a juventude, pois sairão dali as lideranças do futuro. E a arte está inserida intimamente nisso. A parceria que fizemos é de grande valor pra nós, é um imenso prazer ter a juventude dentro do nosso Sindicato e também estender isso para as comunidades, que é o que nos interessa”, disse Ernesto.

Um dos responsáveis pelo projeto “Colorindo o bairro”, Dona Conceição elogiou a exposição e ressaltou a relevância dessa vivência sindical para os adolescentes, a fim de que entendam a importância das entidades e da luta em defesa dos trabalhadores.

“É importantíssimo que associações como a nossa, que está inserida numa periferia da cidade, possa acessar o Centro, esses espaços de poder, e que os nossos alunos possam ver essas obras de arte e daqui a pouco seja um deles expondo num espaço como esse. Agradeço demais ao Sindicato por dar a possibilidade de esses jovens da Bom Jesus participarem ativamente de espaços como esse”, afirmou.

Parceria do NGOMA e Sindicato traz podcast sobre cultura periférica e negritude

Dona Conceição é responsável também pelo projeto “A Roda do Encontro”, promovido pelo Núcleo de Vivência em Percussão e Cultura Popular (NGOMA), integrante da Afaso. Com apoio do SindBancários, está sendo gravada uma série de dez programas, em formato de podcast, no estúdio Rao, localizado na sede do Sindicato. 

O intuito é divulgar de forma descontraída temas ligados à cultura popular, negritude, periferia e educação. O primeiro podcast já está disponível no canal do YouTube da Afaso (acesse aqui). A entrevistada é Nina Fọla, mulher negra porto-alegrense, nascida e criada nas rodas de batuque, de samba e de capoeira.

Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER

Luciano Fetzner Barcellos
(Banrisul)
PRESIDENTE

Tags

Filiado à Fetrafi/RS, Contraf/CUT e CUT
Rua General Câmara, 424-Centro / CEP:90010-230 /
Fone: 51-34331200

Porto Alegre / Rio Grande do Sul / Brasil

Categorias

Categorias

Categorias