SindBancários realiza plenária para debater Lockdown dos trabalhadores em defesa da vida

Participe da plenária do SindBancários na próxima segunda-feira, 22

Plenária virtual vai propor ações para a mobilização convocada para quarta-feira, 24

O SindBancários vai realizar uma plenária virtual nesta segunda-feira, 22, às 18h, pelo Zoom. A pauta é a participação dos bancários da base na mobilização nacional de quarta-feira 24/03, convocada pela CUT e demais centrais sindicais com o tema “Lockdown dos trabalhadores em defesa da vida”.

A mobilização vai reunir trabalhadores de diversas categorias e movimentos sociais em defesa da vida, pedindo ações mais efetivas de governos e iniciativa privada que reduzam mortes e protejam a população. A necessidade de lockdown diante do aumento expressivo de contaminações e mortes por Covid e do colapso dos sistemas de saúde privados e público é o mote central, mas a mobilização também pede vacina já para todos, auxílio-emergencial de R$ 600, crédito a juros baixos para pequenos e médios empresários e é contra as privatizações.

“Os bancários estão na linha de frente na pandemia, por isso mesmo, o SindBancários tem trabalhado muito para denunciar a realidade. Vamos nos somar aos demais trabalhadores para combater o descaso dos bancos e a total irresponsabilidade do governo Bolsonaro na condução desta crise”, apontou o presidente do sindicato, Luciano Fetzner. Luciano destacou que em um ano de pandemia, o sindicato recebeu mais de 300 denúncias de colegas bancários. “Foram diversos temas, de não cumprimento de protocolos – uso de máscaras, aglomerações nas agências, colegas com suspeita de Covid que continuaram trabalhando – e casos de assédio moral contra os colegas que mesmo em bandeira preta, trabalhando nas agências presencialmente, precisam bater metas abusivas”, esclareceu Luciano. “Só vamos diminuir os casos com vacinação em massa e distanciamento mais severo. A decisão do governador Eduardo Leite de liberar o comércio na segunda e o negacionismo do prefeito Melo vão piorar ainda mais o caos sanitário aqui em Porto Alegre e no resto do estado. Junto com Bolsonaro formam o trio da morte para o nosso estado”.

Pauta dos bancários

Além das pautas gerais, a mobilização do dia 24 também vai debater os assunto específicos da categoria que dialogam com o momento: inclusão dos bancários como prioridade no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19; a redução das metas; a suspensão das demissões; e a suspensão das visitas externas durante a pandemia.

“A negociação com a Fenaban não tem avançado, por isso, o SindBancários e os demais sindicatos estão organizados nacionalmente para pressionar os bancos e garantir a segurança dos trabalhadores na pandemia. Precisamos da mobilização de todos os colegas no dia 24 para amplificar essa pressão”, defende Luciano.

Assembleia Virtual do SindBancários
Pauta: Mobilização para o Lockdown dos trabalhadores em defesa da vida
Data: 22 de março (segunda-feira)
Horário: 18h