Com o objetivo de contribuir para a inclusão dos aposentados no mundo digital, o Sindicato promoveu, nos dias 1º e 8 de agosto, uma oficina de Mídias Sociais para aposentados. Entre outras funcionalidades, o curso ensina como baixar e salvar fotos e vídeos, traduzir documentos, reconhecer fake news, baixar e usar aplicativos de compras seguros, utilizar as redes sociais e realizar chamadas de vídeo.
A oficina foi ministrada pela professora Tânia Nagia Birnfeld Gonçalves, pedagoga e instrutora de informática, na sede do SindBancários. De acordo com a diretora de Aposentados, Natalina Gue, a iniciativa de inclusão digital oferece aos participantes acesso ao potencial tecnológico das mídias. “O curso busca contribuir para diminuir as limitações dos aposentados, evitar a perda da independência, manter a autonomia e promover um envelhecimento ativo”, comentou.
Ela reforça que a tecnologia pode trazer benefícios em diversas esferas da vida, tais como a saúde mental, estímulo à atividade cerebral, preservação e ampliação das funções cognitivas do cérebro, aperfeiçoamento da memória e raciocínio lógico. Além disso, a interação com a tecnologia desenvolve a criatividade e a memória.
“A ideia também é ajudar na identificação de sites falsos, por exemplo. Tendo esse conhecimento fica mais difícil a pessoa ser vítima de algum golpe. Estamos sempre vigilantes nessa questão, procurando atender nossos aposentados da melhor forma possível, buscando oferecer cursos e oficinas que contemplam as necessidades da categoria”, afirmou Natalina.
Imprensa SindBancários