Sindbancários realiza em abril eleições suplementares para delegados sindicais do Banrisul, BB e Caixa

Candidaturas podem ser efetuadas entre 28 e 30 de março junto à  secretaria de Formação do Sindicato

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região (SindBancários) publicou nesta segunda-feira(21), em sua página na internet, o edital para a eleição suplementar de delegados sindicais de 2022 do Banrisul, Banco do Brasil e Caixa econômica Federal, que ocorrerá 100% online entre os dias 05 e 08 de abril, no portal do associado, no site do SindBancários.

As inscrições para o pleito complementar poderão ser realizadas através do e-mail [email protected], entre os dias 28 e 30/03, mediante o preenchimento e assinatura de ficha de homologação de candidatura (faça o download da sua aqui).

Em 2022, a eleição ocorreu de forma integral pela web para resguardar a saúde de associados(as) e trabalhadores(as). Bancários e bancárias votaram por uma plataforma online, hospedada no site do sindicato, e escolheram seus representantes de agência.

O mandato dos candidatos eleitos na chamada suplementar terão o mesmo tempo de mandato daqueles já empossados, ou seja, ocuparão o cargo até janeiro de 2023.

Para a 2ª secretária geral do sindicato, Sílvia Regina Chaves, os novos delegados terão pela frente uma conjuntura desafiadora que exigirá dedicação e empenho por parte de todos os representantes eleitos.

“Teremos um ano totalmente voltado para a campanha salarial, para a defesa dos bancos públicos, ameaçados pela sanha privatista dos governos estadual e Federal. Os delegados precisarão estar atentos às eleições parlamentares e para presidência da república, pois o futuro dos bancos e empresas públicas estará diretamente atrelada ao futuro da política nacional”, destaca Sílvia, que ao lado do secretário de Formação, Jairo Soares, estará à frente dos preparativos para os ciclos de formação que serão ministrados para os eleitos ao longo do ano.

Segundo Jairo, é importante que todos os associados aptos a elegerem seus representantes assim o façam, uma vez que esta é a oportunidade de buscar mais representatividade junto dos trabalhadores das agências.

“Os delegados sindicais são o elo entre a direção da entidade e as unidades bancárias, uma vez que são os membros da categoria que maior contato terão com o sindicato. São trabalhadores que estão à disposição para ouvir as demandas dos colegas e leva-las para as instâncias competentes da diretoria do SindBancários. Por isso, este é um momento de exercício de democracia para todos os filiados, logo, a participação de todos é fundamental”, destaca o diretor.

Mais informações sobre o processo eleitoral complementar ou sobre o editar do pleito podem ser obtidas junto à secretaria de Formação do Sindicato, durante horário comercial, através do telefone (51)34331248.

Confira aqui o edital do pleito complementar para eleição de delegados sindicais