SindBancários promove oficina “OLUCHI” em homenagem ao Dia Internacional da Mulher”

Ao iniciar as atividades em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, o SindBancários promove nesta segunda-feira, 02/03, às 18h no Salão de Festas do sindicato (Rua General Câmara, 424), a oficina oficina “OLUCHI: A arte da Resistência, Resiliência e Reconciliação através dos turbantes”, que tem como objetivo dialogar com a comunidade ao abordar a estética negra através da história e da cultura, reafirmando as origens de uma matriz civilizatória africana.

Malizi Gonçalves, Camila Ribeiro, Fabi Machado e Vanessa Bayo são as oficineiras. Clique aqui e veja como foi a oficina do ano passado que aconteceu durante a Semana da Consciência Negra.

Saiba mais sobre a história da indumentária africana 

A indumentária Africana foi introduzida no Brasil pelos povos africanos que aqui se estabeleceram no processo de escravização, sobretudo os povos de origem Bantos, Nagôs e Jejes. A diversidade cultural destes povos possibilitou a (re)elaboração de novas práticas, usos e costumes. No campo religioso, houve a criação das religiões afro-brasileiras como Candomblé, cultuado na Bahia e o Batuque, praticado no Rio Grande do Sul. A vestimenta afro-brasileira, assim como o uso do turbante e suas diferentes formas de amarrações, surge a partir da união dessas culturas, com suas cores vivas, inspiradas nas formas de vida e tradições africanas.

O uso do Guele (termo em Iorubá utilizado para turbante) é muito popular nas religiões de matriz africana que o utilizam para proteger o Ori ( cabeça)  e também em respeito ao sagrado. Pode ser chamado também de Ojá, mesmo termo Iorubá utilizado para o cinto usado por mulheres para carregar as crianças nas costas. Para além do campo religioso, atualmente o turbante está presente no dia a dia de muitas mulheres negras, que o vêem como forma de empoderamento e elemento de afirmação de sua negritude, identidade e ancestralidade. Assim, o turbante representa muito mais que um pedaço de pano, é símbolo de resistência negra e também um ato político.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER