Bancários e bancários sindicalizados têm uma oportunidade de vivenciar a experiência de uma montagem teatral política nestas terça e quarta-feira, 21 e 22/6. Nesses dois dias, o Núcleo de Teatro Político “As Brechtianas” promove a partir das 20h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa, em Porto Alegre, a estreia de “Dialética da Coragem: Duas mães de seu tempo e um soldado atemporal”. O SindBancários oferece 10 ingressos cortesia para cada um dos espetáculos. Bancários interessados em assistir à peça devem retirar o ingresso cortesia na Secretaria Geral da Casa dos Bancários.
A montagem faz uma abordagem autoral acerca de duas personagens de diferentes textos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898/1956) – A Mãe e Os Fuzis da Senhora Carrar – com a intervenção de personagem construído a partir dos escritos Lutando na Catalunya e 1984, de George Orwell.
A estreia está inserida na programação de 10 anos do Grupo Trilho. Como parte fundamental da narrativa, a trilha sonora conta com o músico convidado Demétrio Xavier, com o Grupo Vocal OTTO VOCI, formado por oito jovens componentes do coro vocal da UFRGS, e com o grupo Iyalodê Idunn e seus tambores afrogaúchos, comandados por Edu do Nascimento. Este conjunto sonoro traz à cena
A peça conta com projeções audiovisuais e intervenções de tecido acrobático como atrações fundamentais. Segundo as diretoras da peça, Ana Campo e Caroline Falero, que também atuam, a postura do indivíduo perante os acontecimentos sociais de seu tempo, o restante da sociedade e a reflexão sobre revolução social como consequência e alternativa perante as brutais desigualdades e vazio humanitário do sistema capitalista são o foco danarrativa elaborada para a peça.
“Fatos históricos como guerra, guerra civil, revolução e sua objetividade são permeados pela intervenção de trechos de Orwell, que atestam brutal lucidez sobre tais processos históricos, cuja repercussão nos faz concluir que a realidade só pode ser concebida com esse componente fundamental da subjetividade, o que contrapõe o primado ideológico de nosso tempo”, comenta a atriz Ana Campo, que atua e dirige o trabalho, ao lado da também atriz e diretora, Caroline Falero.
Retire seu ingresso-cortesia
> São 10 ingressos para cada uma das apresentações.
> Procure a Secretaria Geral da Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico Porto Alegre), das 9h às 17h.
Serviço da peça “Dialética da Coragem: Duas mães de seu tempo e um soldado atemporal”
O QUÊ: Dialética da Coragem: Duas mães de seu tempo e um soldado atemporal, com o Núcleo de Teatro Político As Brechtianas
QUANDO: Dias 21 e 22 de junho de 2016, às 20h
ONDE: Centro Histórico-Cultural Santa Casa, Av. Independência, 75, Fone: 51 3214-8255
QUANTO: R$ 10,00, com desconto de 50% para estudantes, idosos e classe artística.
Ingressos antecipados na Livraria Bamboletras, no Comitê Latinoamericano ou na bilheteria, nos dias de sessão, a partir das 19h
INFORMAÇÕES: (51) 9337.4608 (Ana Campo)
FICHA TÉCNICA
Texto: Adaptação do Núcleo de Teatro Político As Brechtianas para A Mãe e Os Fuzis da Senhora Carrar, de Bertolt Brecht
Atuação e Direção: Ana Campo e Caroline Falero
Participações especiais: Demétrio Xavier, Grupo Vocal OTTO VOCI, Grupo Iyalodê Idunn
Coprodução: Grupo Trilho de Teatro Popular e Ventre Livre Ponto de Cultura e Saúde /Coletivo Catarse
Realização: Núcleo de Teatro Político As Brechtianas
APOIO: AFOCEFE SINDICATO – ACJM/RS – UGEIRM – ASSUFRGS -COLETIVO CATARSE – OCUPAÇÃO PANDORGA – SIMPA, SINDBANCÁRIOS.
Foto: Eugênio Barboza
Fonte: Imprensa SindBancários, com informações de Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing