SindBancários na luta pela defesa da Caixa 100% pública

O SindBancários participou ativamente das atividades que aconteceram em todo o país no Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa 100% pública. As mobilizações tinham como objetivo ganhar o apoio da sociedade brasileira e barrar qualquer tentativa de abertura de capital da Caixa Econômica Federal.

jailson1

Aqui em Porto Alegre, diretores do SindBancários visitaram os locais de trabalho durante toda a sexta-feira, 27/02, distribuindo material informativo em defesa da Caixa 100% pública e, através de reuniões, explicaram a atual conjuntura do país e o que poderá acontecer com o banco, caso a Caixa deixe de ser 100% pública.

gente

De acordo com informações veiculadas pela imprensa em dezembro de 2014, o governo estuda o processo de abertura de capital da Caixa para 2016. A intenção do governo é fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), possivelmente em um ano e meio, já que o banco precisaria passar por um processo de saneamento antes.

Para o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, “a Caixa não pode ter seu capital aberto. Precisa continuar sendo pública. Trata-se de uma questão de visão política: austeridade e estado mínimo geram crises. O SindBancários vai lutar como sempre lutou. A Caixa tem que permanecer pública pelos trabalhadores e pelo povo brasileiro.”

gimenis_fala

Além disso, Gimenis salientou o papel de destaque no desenvolvimento social do país e afirmou que a Caixa, sozinha, respondeu por mais de um terço (36%) do crescimento do crédito total no país.

Jailson Bueno Prodes, diretor do SindBancários e funcionário da Caixa, lembrou que a Caixa é o principal agente na implementação de políticas públicas do governo federal. “A atuação da Caixa ajudou a proteger o Brasil da crise internacional de 2008, que ainda hoje ameaça empregos. Enquanto o mercado financeiro acumula perdas desde a crise de 2008, a Caixa tem atropelado o setor privado, incomodando e despertando a cobiça.”

 fala_jailson

A luta está apenas no começo, mas, desde já, o SindBancários salienta que a mobilização dos empregados e da sociedade é fundamental para manter a Caixa como banco público e social.

Pelo menos 20 anos na defesa da Caixa 100% pública

tubarao

Não é de hoje que o sindicato defende a Caixa 100% pública. Entre 1995 e 2002, sob o governo neoliberal de FHC, a Caixa passou por um processo acelerado de desmonte e foi alvo de estudos que apontaram para a sua privatização ou transformação em banco de segunda linha.

Protagonizando a luta em defesa do banco, o SindBancários segue combatendo os interesses de abrir o capital social da Caixa. Somente a mobilização do conjunto dos empregados e sociedade poderá impedir uma eventual tentativa do governo federal de efetuar a abertura do capital social da CEF.

Ao longo da sexta-feira, 27/02, houve inúmeras postagens de fotos nas redes sociais com empregados segurando o cartaz com a frase “Eu defendo a Caixa 100% pública”. Clique aqui e confira mais imagens.

Fonte: Imprensa SindBancários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER