SindBancários leva alimentos e solidariedade à 50 famílias da Hípica

Ação foi realizada por sindicalistas, através da associações de moradores Unimorada, da zona sul de Porto Alegres,

Como dizia o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (1935-1997), perseguido e exilado durante a Ditadura militar, “quem tem fome, tem pressa!”. É com este espírito solidário que mais uma vez um grupo de trabalhadores bancários e outros sindicalistas, reunidos pela solidariedade, distribuiu cestas básicas para mais de 50 famílias carentes, através da Associação Unimoradas, no bairro Hípica, zona sul de Porto Alegre, na última sexta-feira, 17.

“Neste momento de pandemia causada por este vírus, que impede o trabalho diário e dificulta a sobrevivências das pessoas mais necessitadas, terminamos fazendo a nossa parte, que ainda é muito pouco, mas vale a pena para quem recebe a ajuda”, disse o presidente do SindBancarios, Everton Gimenis (á esquerda na foto acima).

Sindicalistas

Acompanhado de outros diretores sindicais, como Ademir Wiederckehr, Amaro Souza, Jailson Bueno Prodes, Gerson Reis, Guará Gonça e Luis Soares, Gimenis destacou o verdadeiro abandono que grande parte dos moradores das periferias, desempregados ou autônomos, hoje enfrentam, por parte dos governos federal, estadual e municipal. “É na ausência de uma ação mais coordenada e constante das autoridades, com esta grande fatia da população –  que agora tem as atividades de sobrevivência muito comprometidas, por causa do isolamento social e da redução de serviços – que o trabalho voluntário e articulado ganha maior relevância”, lembrou Gimenis.

Beira do rio

Na semana anterior, uma distribuição semelhante de cestas básicas e máscaras já havia sido feita, beneficiando recicladores, carrinheiros e outros trabalhadores e trabalhadoras que vivem com suas famílias em vilas pobres à beira do Guaíba (na foto abaixo). “Não podemos esquecer destas pessoas, que são gaúchos, brasileiros e trabalhadores como nós”, destacou o presidente do SindBancários.