O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e a Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) informam a população em geral e aos trabalhadores bancários que na segunda-feira, 3/8, alguns bancos descumpriram a liminar da Justiça do Trabalho que impedia a abertura de agências bancárias por falta de policiamento ostensivo. A assessoria jurídica do SindBancários já notificou a Justiça do Trabalho sobre o descumprimento da medida. Também foi solicitada a extensão da medida em caso de não haver policiamento ostensivo novamente.
O SindBancários tomou algumas providências nesta segunda-feira. Desde a manhã, dirigentes circularam por suas zonais e notificaram os gerentes de bancos em agências que estavam em funcionamento de que estavam descumprindo a medida. No nosso entendimento e de vários meios de comunicação na área de atuação do SindBancários e em todo o Estado, não houve policiamento ostensivo.
“A inexistência de policiamento ostensivo foi vista e sentida nas ruas pelos cidadãos. A não circulação de viaturas e policiais no número habitual e em diversos locais da cidade caracterizam a inexistência de policiamento ostensivo, fundamental para o funcionamento das agências bancárias”, avaliou o assessor jurídico do SindBancários, o advogado Antônio Vicente Martins.
O SindBancários reitera que estará acompanhando os desdobramentos das decisões do Governo do Estado sobre parcelamento de salários de servidores que tem efeito na redução de serviços públicos essenciais, como é o caso da segurança pública.
Crédito foto: Roberto Vinicius
Fonte: Imprensa SindBancários