SindBancários fecha agência do Itaú com porta de segurança inoperante

Unidade Personalite da Carlos Gomes deve permanecer fechada até que segurança dos empregados seja garantida

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) fechou, na manhã desta quinta-feira(25) uma agência do Itaú localizada na Avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre. Após vistoria, a entidade sindical constatou que, com a porta giratória de segurança danificada, não há como resguardar a integridade física e psicológica dos colegas. Desde o início do dia, uma faixa com os dizeres “Agência sem condições de trabalho” foi fixada em frente a entrada do estabelecimento. Até o presente momento, clientes e trabalhadores estão tendo acesso apenas aos terminais de autoatendimento. O banco não deu previsão de quando o problema será corrigido ou quando as atividades presenciais da agência serão retomadas.

“A gestão da agência disse que não há motivo para que exista uma porta giratória no local, uma vez que não há transporte ou circulação de numerários pelo local. Eles esquecem que lá trabalham seres humanos e que um ladrão não está interessado em saber se há ou não dinheiro físico no estabelecimento. É por isso que decidimos fechar a unidade”, pontuou Eduardo Munhoz, diretor do sindicato e trabalhador do Itaú há mais de 20 anos.

Também diretor do SindBancários, Jorge Lucas esteve presente na ação sindical e avaliou como “clima de medo vivenciado pelos colegas na unidade bancária.

“Após vistoria, começamos a temer pela vida e pela segurança dos colegas, resolvemos tomar uma atitude quanto ao mau funcionamento da porta giratória. A segurança bancária não é brincadeira, muito pelo contrário, é tema da nossa Convenção coletiva e está sendo debatida na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria”, destaca Jorge Lucas.

Segundo o diretor, “os banqueiros precisam entender, de uma vez por todas, que o maior patrimônio que uma instituição financeira pode ter são os seus funcionários. Sem eles, o Itaú não teria lucrado R$ 7,679 bilhões no segundo trimestre de 2022”,avalia.

Texto de Marcus Perez | Fonte: Imprensa SindBancários