SindBancários fecha agência do Bradesco na Av.Assis Brasil em situação de insegurança

Banco se comprometeu a colocar três seguranças no local a partir de quinta-feira

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região (SindBancários) fechou, na manhã desta quarta-feira(26) a agência 326 do Bradeco, na Av.Assis Brasil, 2190, no bairro Passo D’Areia. O estabelecimento amanheceu sem vigilante, o que representa risco para a segurança para os mais de 25 trabalhadores do banco e correntistas que frequentam o local.

Conforme a diretora do sindicato, Daniela Sousa, a vida dos trabalhadores deveria ser um dos ativos mais importantes de uma instituição financeira, no entanto é tratada com descaso pelo Bradesco.
“A regional disse que os bancários da unidade não estavam trabalhando com dinheiro e por isso não haveria a necessidade de ter vigilantes no local durante o horário comercial. Ele se esqueceu é que quando um ladrão aponta uma arma para a cabeça de um trabalhador, ele não quer saber se há ou não malotes naquele momento, o bandido quer o que veio buscar”, critica a dirigente.

Após o fechamento da Unidade, o banco se comprometeu a colocar, no mínimo, três seguranças para supervisionar as transações realizadas na agência Assis Brasil.

Daniel Mendes, diretor da Federação dos Trabalhadores e trabalhadoras em Instituições Financeiras dos Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) acompanhou todo o caso e comentou que este não é um fato isolado tratando-se do Bradesco.
“O nosso Acordo Coletivo de Trabalho prevê a obrigatoriedade dos vigilantes nas agências, mas não é o que estamos verificando. Já fechamos as unidades de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres pelo mesmo motivo, falta de segurança e risco para a vida dos trabalhadores.

O SindBancários pede a todos os seus associados que entrem em contato caso tenham mais informações sobre o descumprimento de protocolos de segurança ou de cláusulas do Acordo coletivo de trabalho. Denúncias anônimas podem ser encaminhadas pelas redes sociais ou através dos telefone (51) 3433- 1200. O sindicato se compromete a resguardar a integridade de todo e qualquer bancário que efetuar uma denúncia.

Texto de Marcus Perez