SindBancários envia ofício a prefeituras e bancos da sua base territorial solicitando a obrigatoriedade do uso de máscaras e reunião com a Prefeitura de POA

Entidade entende que decreto municipal que estende desobrigação do uso de máscaras também em locais fechados é precipitado

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) enviou ofício a todas as prefeituras e bancos da base sobre a pertinência da manutenção da obrigatoriedade de máscara nas agências bancárias e a ilegalidade do decreto número 21.422/2022, publicado na sexta-feira, 18, no Diário Oficial de Porto Alegre, que desobriga o uso em locais fechados. Através do ofício, o sindicato solicita reunião com as prefeituras.

De acordo com a direção do SindBancários, desde o início da pandemia, os(as) bancários(as) trabalham em uma atividade declarada como essencial pelo governo federal, sem deixar de atender a população, entretanto, é preciso considerar que as agências bancárias, no geral, não possuem ventilação natural, tornando-se um evidente foco de exposição aos riscos de contágio.

O secretário executivo do SindBancários, Luiz Cassemiro, afirma que a entidade sempre exigiu medidas dos bancos e dos governos que garantissem a segurança e proteção do trabalhador e da população que precisa ir às agências: “Não é o momento de baixarmos a guarda frente a uma pandemia que infelizmente levou mais 650 mil vidas no Brasil; a taxa de ocupação de leitos UTI em geral acima de 60% ainda é um número elevado. A maioria dos infectados pelo coronavírus, incluindo quem teve quadros leves, apresenta sintomas estranhos e limitações meses depois da recuperação, portanto, a existência de sequelas pós-covid-19 é algo muito preocupante”. Para Cassemiro, a medida das autoridades municipais e estadual contraria o que defendem cientistas, que consideram uma temeridade abolir as máscaras em ambientes fechados nesse momento em que a pandemia ainda não acabou.

Veja a íntegra do ofício.

Texto: Imprensa SindBancários