SindBancários entrega cobertores doados pela Portocred

Retomada da campanha de solidariedade do Sindicato leva ajuda a sete comunidades afetadas pela crise socioeconômica agravada pela pandemia de Covid-19

Um bom sinal de que estamos aprendendo muito sobre solidariedade nesta pandemia de Covid-19 é um exemplo que começou a se materializar na terça-feira, 19/7. Um lote de cobertores doados pela Portocred foi entregue a uma entidade assistencial na periferia de Porto Alegre.

É a segunda parceria entre a Portocred e o Sindicato. No ano passado, esta empresa do setor financeiro já havia realizado parceria semelhante com o SindBancários. Na ocasião, os(as) colegas bancários(as) realizaram uma campanha de solidariedade interna para arrecadar cobertores.

A solidariedade empresarial se materializou na seguinte proposta: cada cobertor que os funcionários doassem, a Portocred doaria um também. Quer dizer, a solidariedade valeu por dois, foi duplicada.

Na terça-feira, a comunidade da Associação dos Moradores do Vale dos Canudos, Vila Embratel, recebeu 200 cobertores. Outras seis comunidades também receberão nos próximos dias. No total, a Portocred doou 900 cobertores para o Sindicato fazer as entregas.

Em razão do frio intenso, o Sindicato acelerou as entregas, levando 200 unidades acertadas para a Associação dos Moradores do Vale dos Canudos (Embratel). Foram distribuídos 50 cobertores no local. A coordenadora da entidade Daniela Hertzog acompanhou as entregas e contou que os cobertores restantes serão entregues na noite de sábado (24/7), durante um sopão comunitário.

A diretora de Financeiras e Terceirizados do Ramo Financeiro do SindBancários, Caroline Heidner, participa presencialmente das entregas e lembrou da piora da situação do país socioeconômica do país, agravada pela pandemia.

“Em julho de 2020, quando o Sindicato fez a entrega da primeira doação dos financiários da Portocred, o Brasil somava 92 mil mortos pela covid-19 e o desemprego atingia 13,1 milhões de pessoas, eram números terríveis! Mas um ano depois, quando novamente lutamos contra o frio nessas comunidades, o país se aproxima de 600 mil vítimas fatais da pandemia, o desemprego castiga 14,8 milhões de brasileiros e metade dos domicílios enfrentam insegurança alimentar”, pontuou Caroline.

Para Caroline, é importante pensar no contexto da necessidade de estender a mão para quem mais precisa de ajuda na pandemia. “Iniciativas como essa são muito importantes, mas precisamos entender os motivos que jogaram o país nesse aumento brutal da desigualdade, a cada dia fica mais claro que não foi a pandemia, sozinha, que nos colocou nessa situação”, finalizou.

Veja quais são as entidades que receberão doações de cobertores da Portocred

Associação dos Moradores do Vale dos Canudos

Instituto Social e Comunitário Arraial da Glória

Associação Comunitária dos Moradores da Vila Itapuã