SindBancários e Sindjors realizam seminário de democratização da comunicação dia 20/1

 

No dia da confraternização dos 82 anos do SindBancários, um debate necessário terá início às 9h, no Auditório da Casa dos Bancários. O Seminário 82 anos do SindBancários propõe o tema Democratizar a comunicação: a mídia que nós queremos. O tema é parte da pauta de reivindicações nacional que a categoria definiu como prioridade para lutar, debater e modificar. O Seminário terá dois painéis e será realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors).

“Além da nossa pauta de reivindicações e do Acordo Coletivo Nacional que a nossa categoria tem há 22 anos, trouxemos para o debate temas que precisamos debater para aperfeiçoar a nossa democracia. Temos trabalhado no nosso Sindicato a reforma política para que possamos aumentar a representação dos trabalhadores nos parlamentos. Outro caminho para democratizar as relações sociais é a democratização da mídia”, explicou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.
Para o presidente do Sindjors, o jornalista Milton Simas, a questão da democratização da mídia precisa ser explicada e debatida exaustivamente para que os trabalhadores jornalistas possam compreender a sua complexidade. “Temos feito um debate muito profícuo com a categoria. Precisamos superar a visão de que democratizar a mídia significa censura. Na verdade, estamos falando de ampliar direitos de trabalhadores e de leitores das mais diversas plataformas em que produzimos conteúdos”, acrescentou Simas.
Um dos painelistas será o jornalista Celso Schröder. Ex-presidente do Sindjors e presidente da FENAJ (Fdereção Nacional dos Jornalistas), Schröder vai apresentar o painel A comunicação que o Brasil precisa. “A ideia é fazer uma radiografia de como está a situação da comunicação no Brasil e o que e como dever feito para democratizá-la. “Trata-se de um debate necessário. A liberdade de expressão não é e não pode ser vista como propriedade ou uma ideologia burguesa. É um patrimônio da humanidade”, antecipa Schröder.
O outro painel será Novas formas de comunicação e Democratização, do comunicador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) Arthur William.

 

Terça-feira, 20/1 | 9h | Auditório da Casa dos Bancários (General Câmara, 424 – Centro Histórico – PoA)

 

Seminário 82 anos do SindBancários


Democratizar a comunicação: a mídia que nós queremos


Painéis


A comunicação que o Brasil precisa


Celso Schröder –
Jornalista, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS; Presidente da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), Presidente da Fepalc (Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe), Presidente da FIJ (Fderação Internacional de Jornalistas), ex-coordenadore da FNDC (Fórum Nacional pela Democratiza~çao da Comunicação).


Novas formas de comunicação e Democratização


Arthur William –
Comunicador do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), com formação técnica em eletrônica, e pós-graduação em TVDigital.
Fonte: Imprensa SindBancários

 

Seminario_banner_web_face_20012015

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FACEBOOK

SERVIÇOS

CHARGES

VÍDEOS

O BANCÁRIO

TWITTER