SindBancários defende Banrisul na ALERGS

Presidente do Sindicato, Everton Gimenis, ocupa Tribuna Popular da Assembleia Legislativa para defender o Banrisul público na quinta-feira, 7/11

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, irá defender o Banrisul público na Tribuna Popular da próxima quinta-feira, 7/11, a partir das 14h, no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa. O requerimento do SindBancários foi aprovado pela Mesa Diretora na tarde da terça-feira, 5/11. Gimenis ocupará a Tribuna por 10 minutos.

A Tribuna Popular destina espaço à manifestação público a cada primeira quinta-feira do mês. “Será uma honra ocupar o espaço mais importante do parlamento gaúcho para fortalecer a defesa do Banrisul público. Convido os(as) banrisulenses que puderem a estarem nas galerias para fortalecermos a defesa do banco”, afirmou Gimenis.

A manifestação de Gimenis será transmitida ao vivo na página oficial do SindBancários no facebook.

Clique aqui ou procure o sindicato na rede social em SindBancarios.PoA

Lembrando que, desde 10 de setembro passado, o Banrisul passou a correr um risco aumentado de privatização. Nessa data, o deputado estadual Sergio Turra (PP) apresentou a PEC 280/2019 que exclui da Constituição do Estado a obrigatoriedade de plebiscito para a venda do Banrisul, Corsan e Procergs.

Atualmente, a PEC 280/2019 tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) onde aguarda parecer do deputado Elizandro Sabino (PTB) para ir à votação em dois turnos em plenário.

O presidente da CCJ, deputado Eduardo Brum (MDB) já declarou voto contrário e alegou vício de origem.

A PEC seria inconstitucional, na visão dele, por ter sido um projeto apresentado por um deputado estadual (Turra) e não pelo Poder Executivo. O governo do Estado é dono de cerca de metade das ações do Banrisul.

Fonte: Imprensa SindBancários