SindBancários convoca financiários da Fenacrefi para assembleia sobre CCT

Assembleia acontece pela plataforma VotaBem, das 15h desta quarta às 18h desta quinta

Os financiários regidos pela Fenacrefi, de Porto Alegre e Região, tem assembleia para decidir sobre a proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por dois anos negociada entre a Comissão de Organização dos Financiários e a Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi). A assembleia acontece das 15h desta quarta, dia 21, até às 18h desta quinta, dia 22, pela plataforma https://bancarios.votabem.com.br

O SindBancários lembra que, no Rio Grande do Sul, há dois acordos de financiários. Um com a Fenacrefi, cujos grandes bancos são filiados, e o SindFin, que engloba a maioria dos funcionários de financeiras do Rio Grande do Sul. No caso do SindFin, a data-base dos funcionários é 1º de agosto.

A Comissão de Organização dos Financiários orienta pela aprovação dos termos que preveem, para 2020, 1,13% de reajuste nos salários e nos salários de ingresso (que corresponde a 55% do INPC do período), abono de R$ 1.000,00 e reajuste de todos os benefícios com o índice integral do INPC, isto é, correção de 2,05%. Já para 2021, reajuste nos salários, inclusive os de ingresso, pelo INPC integral do período, acumulado no período de 1º de junho de 2020 a 31 de maio de 2021.

“Diante de uma conjuntura nacional de intensos ataques à classe trabalhadora, com retirada de direitos, precarização do mercado de trabalho, além do engessamento dos movimentos sociais e das suas formas de mobilização pela pandemia, a manutenção de um acordo coletivo sem perda de direitos foi o que se conseguiu até o momento nas discussões com a Fenacrefi”, observa a diretoria de Financeiras e Terceirizadas do SindBancários, Claudia Stella Resende.

Sobre a Participação dos Lucros e Resultados (PLR), a proposta para 2020 é de manutenção, na íntegra, das regras já estabelecidas na PLR-CCT vencida. Aplicando sobre os valores fixos e teto o valor integral do INPC para 2020. Para 2021, será criado um grupo de trabalho para discutir eventuais alterações no modelo atual de PLR.

As financeiras desistiram da proposta de inclusão de nova cláusula referente ao sistema alternativo eletrônico de controle de jornada de trabalho na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Houve avanços também em relação às financeiras concordarem em debater e apoiar a causa de combate à violência contra as mulheres, estabelecendo medidas de proteção e apoio às vítimas por instrumento de adesão pelas financeiras.

Claudia ainda lembra que, por mais que essas garantias mereçam ser valorizadas pela categoria, é preciso seguir lutando por avanços e melhoria nas condições de trabalho e não apenas pela manutenção do que conquistamos. “Para tanto, precisamos de união e da participação de cada um e cada uma nessa luta. Também é fundamental que todos nós trabalhadores estejamos atentos àqueles que elegemos, para que tenhamos no poder pessoas realmente comprometidas com as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras e com as quais possamos ter condições de diálogo ou mesmo de luta”, conclui a diretora.

EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

========================================

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Porto Alegre e Região – Sindbancários, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 92.831.650/0001-05, Registro sindical nº SD57281 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados em Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, para a assembleia geral extraordinária que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 15:00 horas do dia 21 de outubro até às 18:00 do dia 22 de outubro de 2020, na forma disposta no site (sindbancarios.org.br) onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta:

1. Autorizar a diretoria do Sindicato a negociar e celebrar Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2022 e Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021 sobre Participação nos Lucros ou Resultados, que inclui desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada (contribuição negocial) com a FENACREFI – Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento;

Porto Alegre  19 de outubro de 2020.

Luciano Fetzner Barcellos