Esta terça-feira, 8/3, será o Dia Internacional da Mulher. Nem todos e todas sabem, mas não se trata de um período de comemorações, mas sim de reflexões. A concentração da Marcha será no Largo Glênio Peres, a partir das 17h, em Porto Alegre. Bancárias, participem. Vamos fazer deste um momento para refletirmos sobre a situação das mulheres num contexto mundial de dominação masculina .
O SindBancários chama atenção também para outra questão importante. É tempo de os trabalhadores e trabalhadoras saírem às ruas para mostrar que vivemos um clima muito hostil aos nossos direitos conquistados com muita luta e participação. Estamos diante de um clima político criado para fazer entender que há um grupo político corrupto e outro que não é.
Queremos deixar bem claro que a luta do SindBancários é históricas e tem lado. Estamos do lados dos bancários, da defesa da democracia e contra qualquer tipo de golpe político, porque sabemos que, ao longo da história, golpes e ditaduras, vieram sempre acompanhadas de retirada de direitos de trabalhadores.
A história da luta das mulheres está ligada ao combate por um espaço de discussão política que constitua um discurso de existência de desigualdade de gênero e de construção social da igualdade. É uma luta que vem do século passado. Em agosto de 1910, mulheres reunidas na Conferência das Mulheres Socialistas, na Dinamarca, decidiram criar o Dia da Mulher. Não havia um dia específico. Cada país decidia livremente qual a data que marcaria a história de luta das mulheres daquela nacionalidade.
A construção da data é política e ligada às lutas da esquerda e a uma revolução. Pelo calendário russo, o dia 23 de fevereiro de 1917 correspondia ao 8 de março no calendário ocidental. Nesse dia, mulheres tecelãs da Rússia começaram uma greve que operou mudanças profundas nos rumos da política czarista do país. Quatro anos mais tarde, a Conferência das Mulheres Comunistas em Moscou adota o 8 de março como o
Quando vamos às ruas no Dia 8 de Março – como acontecerá em Porto Alegre, no Largo Glênio Peres, às 17h, na Marcha das Mulheres.
Segundo o censo da categoria, os salários das mulheres são em média 18% menores do que o dos homens. As mulheres ocupam 10% dos parlamentos brasileiros, mesmo sendo a maioria do eleitorado.
Infelizmente, ainda vigora nos bancos uma visão masculina de que a beleza define capacidade. Vale mais ser “magra”, “jeitosinha” e ter talento físico para ser modelo. Essa visão é criada em cima de um mito de que beleza física feminina facilita a venda de produtos.
Calendário de atividades do Mês da Mulher no SindBancários*
Marcha pelo Dia Internacional da Mulher
Terça-feira, 8/3 | 17h
Concentração: Largo Glênio Peres, em Porto Alegre
Minexposição Frágil e Transpoesia – Luciane Pires Ferreira
Terça-feira, 8/3 | 19h30 | Saguão da Casa dos Bancários e Teatro de Arena (Avenida Borges de Medeiros, 835 – Altos do Viaduto Otávio Rocha, Centro de Porto Alegre)
CineDebate, com o filme “Malala”
Quarta-feira, 9/3 | 19h | CineBancários
Sessão comentada com Ana Cláudia Figueroa, teóloga, e Sofia Cavedon, vereadora e Porcuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Seminário Mulheres e a revolução: o exemplo das curdas
Convidadas: delegação das mulheres curdas
Data a confirmar| Auditório da Casa dos Bancários
Seminário sobre violência contra as mulheres
Sexta-feira, 11/3 | 14h | Auditório do Foro Central de Porto Alegre (Rua Márcio L. Veras Vidor, 10 – Praia de Belas – Porto Alegr
Palestrante: Maria da Penha
Lançamento da Campanha de combate ao assédio moral e sexual da mulher bancária
Terça-feira, 15/3 | 18h | Auditório da Casa dos Bancários
Participação: Tatau Godinho (integrante da Marcha Mundial das Mulheres e da CUT Nacional)
Seminário sobre representação de gênero nas mídias
Data a confirmar | Auditório da Casa dos Bancários
Convidadas: Ana Koehler (quadrinista e ilustradora), Otávia Cé (cosplayer e educadora) e Marcia Veiga (professora, jornalista e pesquisadora de gênero e mídia).
*Atividades ocorrem na Casa dos Bancários ou no CineBancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre)