SindBancários chama para assembleia de deliberação sobre novo projeto patrimonial para fortalecer a categoria

Quando o grupo que atualmente faz a gestão do SindBancários assumiu em 2002, muitos desafios estavam colocados. A entidade estava inviabilizada financeiramente, politicamente enfraquecida e sem perspectivas de futuro. O caminho que percorremos para chegar onde chegamos exigiu muito esforço, unidade e participação dar todos os bancários. Neste período, as sucessivas gestões do nosso campo político recuperou política, financeira e administrativamente a nossa entidade. Temos sucessivos superávits no orçamento que demonstram o êxito de nossas escolhas.

Voltamos a ser uma referência política de luta e conquistas que transcenderam as vitórias sucessivas dos trabalhadores bancários, como os 14 anos de aumentos reais conquistados em nossas Campanhas Salariais, com sucessivas greves no mesmo período. Com um modelo de gestão eficiente, transparente e vitorioso, pudemos recuperar a autoestima da categoria. Passamos a ser vistos como um importante instrumento de luta por democracia e direitos também para a sociedade.

Algumas das iniciativas que resultaram na surpreendente recuperação financeira do Sindicato são simples, mas exigiram uma mudança radical na forma como a entidade era administrada.

O resultado desse esforço pode ser facilmente demonstrado. A Casa dos Bancários se transformou em uma referência de cultura, formação, prestação de serviços, lazer, proteção e defesa dos bancários e bancárias. Os atendimentos em saúde e a assessoria jurídica, por exemplo, são referências nacionais, inclusive para outras categorias de trabalhadores.

Esse esforço e essa história de 14 anos permitem afirmarmos que o nosso Sindicato hoje tem uma saúde financeira capaz de concretizar sonhos e garantir um futuro melhor para os bancários e as bancárias.

Nosso objetivo é mostrar que toda essa história é fruto da união e da conquista dos bancários e bancárias da nossa base. Por isso anunciamos que estamos abrindo um espaço de debate para ampliarmos ainda mais a força da nossa luta.

Investimento para a categoria

Na quarta-feira, 17/8, chamamos os bancários e bancárias da nossa base a decidirem sobre um investimento importante. A partir das 17h30, no Auditório da Casa dos Bancários, haverá uma assembleia para deliberarmos sobre a aquisição de um terreno para construirmos juntos um sonho permanente.

Bancários, o nosso patrimônio fortalece a nossa luta. Portanto participe, venha decidir sobre a venda de um imóvel do Sindicato para que possamos comprar um terreno e construir um novo espaço que abrigará área de esportes, lazer e de debates.

Sejam todos bem-vindos ao nosso futuro!

Assembleia extraordinária patrimonial

Quarta-feira, 17/8 | 17h30 | Auditório da Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre).

Um patrimônio de todos os bancários

Há 14 anos, as três sedes do SindBancários estavam penhoradas com tudo o que havia dentro. O Sindicato estava ameaçado de paralisação.

E, como a nossa caminhada exige luta e movimento, montamos uma operação de guerra em 2002 para dar uma reviravolta.

Controlamos os gastos, reorganizamos a casa, repactuamos as dívidas. Com a situação regularizada, conseguimos captar recursos e patrocínios para novos investimentos.

O saneamento financeiro viabilizou a restauração da antiga sede da Rua da Ladeira, abandonada há 10 anos. A Casa dos Bancários é um patrimônio construído a partir da luta e de uma administração eficiente.

Da inviabilidade financeira à gestão eficiente e superavitária

Quando decidimos reformar a sede da Ladeira (Rua General Câmara), o prédio estava tão deteriorado que pensamos em recomeçar. Era preciso praticamente botar tudo abaixo e reconstruir.

Para preservar o patrimônio histórico, a diretoria encomendou uma avaliação minuciosa das alternativas de viabilização do sonho de nossa nova sede.

Na assembleia desta quarta-feira, entendemos que a venda do patrimônio do Edifício Cacique vai ajudar a viabilizar um novo projeto que começa a se materializar no número 655 da Rua Riachuelo, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Já fizemos operação semelhante quando vendemos o patrimônio da Galeria Malcon para investirmos na Casa dos Bancários, em 2008, inclusive com uma assembleia que autorizou.

Agora, nosso objetivo é dispor de uma nova sede destinada à prática de esportes, com Centro de eventos, estacionamento e quadra poliesportiva no centro de Porto Alegre.

O que vamos decidir em assembleia

A assembleia irá autorizar o SindBancários a vender patrimônio localizado no 11º andar do edifício Cacique, na rua Dos Andradas, 943, Centro Histórico de Porto Alegre para adquirir terreno na Rua Riachuelo 655. A referência é os fundos da Igreja Nossa Senhora da Dores.

Área do terreno

21,18 metros de frente, ao norte, por 41,80 metros de extensão da frente ao fundo por ambos os lados.

885,32 metros quadrados

Quarteirão

Ruas Riachuelo, General Bento Martins, Duque de Caxias e General Canabarro. Fundos da Igreja Nossa Senhora das Dores.

Área permitida para construção

Oito pavimentos, incluindo dois subsolos, andar térreo e mais cinco andares, num total de 4.075 metros quadrados de área construída total projetada.

Em 2008, a categoria tomou a decisão

Por unanimidade, os bancários que participaram da assembleia geral ordinária na Casa dos Bancários, em 19 junho de 2008, aprovaram a autorização da venda das sedes Malcon e Cacique. Tais vendas desses dois patrimônios estavam condicionadas à construção ou aquisição de um imóvel para um centro de eventos. Chamar uma assembleia para que os bancários tomem, mais de oito anos depois, a mesma decisão mostra que o patrimônio do Sindicato e todas as informações são tratados com muito respeito e transparência.

malcon_jornal_2008

Quem decidiu e quem decide é o bancário!

Assembleia decidiu, em 19 de junho de 2008, por unanimidade, venda das sedes  Cacique e Malcon.

“Também teve o aval dos bancários a venda das sedes Cacique e Malcon, condicionada à aquisição ou construção de um imóvel para um centro de eventos.” (Jornal O Bancário, página 2, edição de 30 de junho de 2008)

Confira os editais, publicados na página 18 da edição de quinta-feira, do jornal Correio do Povo

Crédito foto em destaque: Anselmo Cunha

Fonte: Imprensa SindBancários